Marcello Cavalcanti

    Marcello Cavalcanti é Carioca, morador do Leme, nasceu em 1980. Estudou Design Gráfico na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Enquanto se formava paralelamente iniciou a vida profissional, estagiando e trabalhando em escritórios de design.

    Começou a se interessar pela fotografia ainda criança. Já na adolescência, sabia que trabalharia com criação, só não entendia como. Ganhou uma câmera point-and-shoot do pai, e com ela começou a se interessar bastante por fotografia. Nessa época, como experimentação, fez algumas montagens fotográficas, sobrepondo fotos impressas em seu mural de cortiça. “Foto digital ainda era algo do futuro, inimaginável” recorda-se.

    Em meados de 2000 ganhou também do pai uma câmera Canon, ainda de rolo de filmes. Foi o primeiro clique e que desencadeou toda uma carreira fotográfica. Ainda estudante seguiu fotografando o máximo que podia, principalmente paisagens e esportes.

    Durante 6 invernos viajou sistematicamente para a região de Lake Tahoe, na Califórnia, EUA, onde desenvolvia matérias de ski e snowboard para seu site de esportes radicais, o Triboaventura.com. Cobriu dezenas de campeonatos de surf, skate, escalada, wakeboard, asa delta, entre outros, chegando em 2005 a líder da equipe de fotografia oficial do Campeonato Mundial de Skate Downhill, realizado no Rio de Janeiro.

    A relação com a fotografia se solidificou em 2008 quando morou por um ano em Barcelona, na Espanha. Na capital catalã, Marcello passou 8 meses trabalhando em uma agência de publicidade – Wunderman WPP – onde se consolidou como o principal desenvolvedor web da agência.

    Lá chegou a oportunidade da primeira exposição fotográfica dentro do evento “Brasil no Ar”, que apresentou por toda a cidade ensaios fotográficos e filmes independentes de brasileiros.

    Em Barcelona Marcello cruzava a cidade todos os dias de skate ou bicicleta, sempre com a câmera em punho, registrando tudo que podia. Ainda sem saber o que estava criando, Marcello um dia decidiu fotografar a rua onde morava (Paseo del Born) com centenas de cliques, em toda a sua extensão, calçada, árvores e prédios. Foi aí que surgiram os Fotofragmentos. Ao baixar as fotos no computador e experimentar montá-las, percebeu que poderia criar um incrível quebra-cabeça.

    De volta ao Rio, com a cabeça fervilhando em cima das montagens, decidiu levar aquele projeto adiante, fotografando onde podia na Cidade Maravilhosa, principalmente cenários naturais, como praias, montanhas e florestas. Paralelamente, montou seu estúdio de design gráfico, o Estúdio Pinzon 17, com dois sócios, André Carreira e Marco Alonso.

    Foi para Nova York, onde passou 20 dias fotografando por toda Manhattan e arredores. Em dois anos, Marcello construiu um portfólio

    Em janeiro de 2015 Marcello Cavalcanti usou os registros do Rio feitos por Augusto Malta do início do século 20. Com esse material achou mesmos ângulos para clicar e fazer a montagem com as imagens do Rio atual. Um paralelo entre a cidade a quase 100 anos e o novo mesclando a cidade, prestes a completar 450 anos. Retratou as mudanças com um olhar bastante pragmático, documental. Ruas, edifícios e pessoas lado a lado na montagem levam a uma viagem no tempo publicadas no portal g1, na reportagem de Lívia Torres.

    Em fevereiro de 2016 Marcello faz ensaios para revitalizar locais pouco visitados à noite no Rio e chamar atenção para os cenários noturnos. Objetivo dele é 'revelar a beleza da cidade entre o pôr do sol e o amanhecer'. Um exemplo deste trabalho é Lua cheia ilumina o Arpoador, em imagem feita do mirante no Leblon que costuma ficar deserto à noite. E a consagrada foto da Lua cheia atrás do cristo, inspirada na foto de Custódio Coimbra e refeita por ele após seis noites de vigia para achar o mesmo clique, era o desafio da foto.

    Outras imagens dele podem ser vistas no site Marcello Cavalcanti.

     

    Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://pinzon17.com.br/

    http://marcellocavalcanti.com.br/

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/noticia/2015/01/fotografo-mescla-imagens-do-rio-antigo-com-o-atual-veja-o-resultado.html

    http://fotofragmentos.com.br/site/sobre/

    http://marcellocavalcanti.com.br/sobre/