Marcela Rossetto

    Marcela Rossetto é bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, desde 1991. Também pela Pucamp/SP concluiu bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, Direito, em 1999. No Centro Universitário Barão de Mauá concluiu pós-graduação lato sensu (especialista) em História: Cultura e Sociedade, História e Sociologia, em 2004

    Começou a trajetória no jornalismo como revisora de textos em março de 1989 no jornal Diário do Povo – Campinas/SP. Ficou na revisão por quase três anos, até novembro de 1991.

    Retornou ao Diário do Povo como repórter e Editora de Política em dezembro de 1992, para um período de mais de quatro anos dos quais atuou na reportagem de política por dois anos e editora de coluna de bastidores da política e editora de Política por dois anos. Deixou o jornal em dezembro de 1996.

    Migrou para a assessoria de imprensa e cerimonial da Câmara Municipal de Indaiatuba/SP em janeiro de 1997, função que manteve por dois anos.

    Passou a trabalhar com a redação, edição e revisão de house organs na área de Educação para a agência Arte Brasil Publicidade em fevereiro de 1999.  –

    Assumiu mais uma vez a função de revisora de textos para a Dechichi Profissionais de Comunicação e Marketing, um mês depois, dedicando a textos e peças publicitárias e corporativas. (Campinas/SP)

    Tornou-se docente do curso de Jornalismo na disciplina Assessoria de Imprensa e orientadora de TCCs – trabalhos de conclusão de curso, incluindo participação em três bancas examinadoras. Atuando como professora universitária no Instituto de Ensino Superior Victório Cadassi (Bebedouro/SP).

    Durante três anos foi assessora de comunicação em Ribeirão Preto/SP para a Versão Br Comunicação e Marketing, responsável por redação e edição de publicações corporativas e assessoria de imprensa.

    No Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul (Campo Grande/MS) foi repórter especial de política a partir de maio de 2006.  

    Mudou-se para Brasília (DF) em julho de 2007, onde passou a revisora de provas e originais de livros na área jurídica, preparatórios para concursos públicos para a Editora Vestcon.

    Em Brasília foi professora universitária da Faculdade Juscelino Kubitschek no curso de Jornalismo, disciplinas História da Imprensa e Oficina de Textos e Redação Jornalística, entre janeiro de 2008 e julho de 2008.

    Logo depois tornou-se editora responsável pela revista Visão Jurídica (São Paulo/SP) do Criativo Mercado Editorial. De novembro de 2008 a junho de 2012 cuidou da pauta, seleção e edição de conteúdo, relacionamento com autores/colaboradores, coordenação de repórteres/freelancers, revisão.

    Desde julho de 2012 é coordenadora da assessoria de imprensa da Procuradoria Geral do Ministério Público do Trabalho em Brasília/DF. Assina a edição da revista Labor do ministério ao lado Rodrigo Farhat, jornalista responsável.

    Lançada em março de 2013 em primeira edição, a Revista Labor reúne matérias produzidas em todos os estados brasileiros pelas equipes de comunicadores das 24 Procuradorias Regionais do Trabalho. Aborda histórias de homens e mulheres, de norte a sul do país, que sofrem ou sofreram desrespeito aos seus diretos mais fundamentais no ambiente de trabalho e o enfrentamento a essa realidade realizado pelos procuradores do Trabalho. As edições trazem tratamento especial na capa com ilustrações de Cyrano Vital trabalhadas sobre as imagens clicadas por Dimas Ximenes. Os textos revelam o mesmo cuidado.

     

    Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Edição nº 5 – revista Labor

    https://br.linkedin.com/pub/marcela-rossetto/21/a28/199

    https://twitter.com/marcelarossetto