Manoella Barbosa

    Manoella Barbosa nasceu no dia 09 de maio de 1981 em Varginha, sul de Minas Gerais, mas foi criada em Belo Horizonte, onde formou-se em Comunicação Social pela UNI-BH/MG em 2003. Três anos depois mudou-se para a Alemanha, onde cursou mestrado em Teoria do Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade de Hamburgo, no norte da Alemanha.

    No país, estagiou, em 2008, na redação online em português da Deutsche Welle, em Bonn. Cobriu a Feira de Livros de Frankfurt/Alemanha em 2013 para o blog Meus Livros da página da revista Veja.com e para o jornal Gazeta do Povo, de Curitiba/PR.

    Na mesma época a publicação alemã LiteraturNachrichten, de Frankfurt, publicou três textos redigidos por Manoella, relacionados ao evento, entre eles um perfil de Daniel Galera e uma entrevista com Manuel da Costa Pinto.

    Em fevereiro de 2014 cobriu o Festival Internacional de Cinema de Berlim, entre outros, para o portal Cinema em Cena.

    Manoella já teve textos publicados na revista Tópicos, da Sociedade Brasil-Alemanha e colabora com o site do Instituto Goethe no Brasil, assim como com os jornais A Tarde, de Salvador; O Povo, de Fortaleza e o já citado Gazeta do Povo. A revista do Itaú Personnalité publicará em outubro de 2014 uma entrevista com Sérgio Mendes, assinada por ela.

    É coautora do livro Die Tagesschau – Zur Geschichte einer Nachrichtensendung. Publicado em janeiro de 2009, o livro conta a história de um dos programas televisivos de maior tradição na Alemanha, o noticiário Tagesschau.

    Manoella Barbosa é jornalista bilíngue (alemão-português), atua como freelance e atende veículos de comunicação na Alemanha e no Brasil. Atualmente, vive entre Hamburgo e Belo Horizonte.

     

     

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista

    www.manoellabarbosa.pressfolios.com