Malu Gaspar

    Malu Gaspar nasceu em São Paulo (SP) e cresceu em Cruzeiro (SP). Formou-se em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), em 1995.
     
    No mesmo ano, conseguiu o primeiro emprego na área jornalística, como repórter de Cidades da Folha de S.Paulo (SP), onde cobriu “muito crime, enchente e desastre urbano”. “Fiz matérias de Comportamento, mas também participei da cobertura das administrações Paulo Maluf e Celso Pitta (1946-2009), e passei um outro bom e produtivo período fazendo matérias sobre políticas públicas de Saúde e Educação”, lembra.
     
    Em 1999, foi ser correspondente do jornal em Nova York (EUA), onde ficou nove meses, acompanhando o boom e o início do que se chamou de Nova Economia, as primárias para as eleições presidenciais americanas e a preparação do país para o bug que não houve. Dos Estados Unidos, fez também as primeiras entrevistas com a ex-primeira dama de São Paulo, Nicéia Pitta, que detonaram investigações sobre corrupção na Prefeitura.
     
    De volta ao Brasil, foi trabalhar na sucursal da Folha em Brasília (DF). Em menos de um ano, transferiu-se para a sucursal brasiliense da revista Veja, onde aprendeu muito sobre o universo político e suas entranhas. Para a revista fez algumas das matérias de que mais se orgulha, como a que revelou os extratos bancários de Paulo Maluf na Suíça.
     
    Em abril de 2005, assumiu a sucursal carioca da revista Exame (SP), disposta a se especializar na área de Economia. Criou o blog Esquerda, direita e centro, sobre Política e Negócios, que chegou a ser o mais lido do portal da publicação. Editou a matéria de capa Sua empresa é pior do que você imagina, sobre as relações com os consumidores, que tornou a edição uma das mais vendidas do ano.
     
    Em junho de 2010, foi para a sucursal de Veja (SP) na mesma cidade, como editora.
     
    Gosta de samba e é corintiana. 
     
     
     
     
    Atualizado em Fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)