Malena Oliveira

    Malena Oliveira é bacharel em Jornalismo – Comunicação Social pela UNIP, – Universidade Paulista desde 2012. Em 2013 concluiu extensão universitária em Redes Sociais, Comunicação e Mídia/Multimídia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Especializou-se em Jornalismo/Economia e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, FGV/SP, em 2014.

    Foi estagiária na RedeTV! desde julho de 2011 período em que participou da redação de conteúdo para portal de notícias; produção de conteúdo extra relacionado a programação televisiva. Concluiu o estágio em dezembro de 2012 e passou a redatora do portal, responsável pela edição de home pages e elaboração de conteúdo extra sobre a programação.  Ficou na função até março de 2014.

    Lançou em 2012 o livro-reportagem Cotidiano na Linha 9 – Esmeralda da CPTM da Série Trônicas que retrata dia a dia nos trens que partem da capital paulista. Foi o primeiro volume de uma série de livros-reportagem que retratam o dia a dia nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, CPTM -, São Paulo/SP.

    Entrou para o jornal O Estado de S.Paulo março de 2014 como repórter trainee redigindo para o jornal impresso e o serviço em tempo real, Broadcast – Agência Estado.

    A partir de agosto de 2014, como freelancer, no Estadão, passou a cuidar da edição de matérias para publicação online; atualização de home pages e redes sociais (Facebook, Twitter, Google Plus, Storify); e a participar em divulgação de projetos como Amanhecer/Entardecer Estadão, Bairros SP, Olhar Estadão, Você no Estadão.

    Na trajetória participou de projetos como a radiografia do mercado de trabalho brasileiro – especial impresso e multimídia, com a elaboração de reportagem sobre competências exigidas de jovens profissionais, com o título: Há Vagas #SóQueNão, desenvolvido em infográficos para o Estadão. Em 2014.

    Antes, em 2013, escreveu um artigo sobre conceitos de redes digitais aplicados ao Jornalismo que fez parte do estudo de caso e entrevistas com participantes do Blog Mural da Folha de S.Paulo.

    Ao lado de Iam Gastim, em outubro de 2014, Malena Oliveira passou a responder por nova seção no Estadão lançada para tratar de Governança corporativa, assunto para um canal dentro do portal de Economia e semanalmente também no jornal impresso, com reportagens sobre o tema e um espaço para opiniões de integrantes dos conselhos das empresas. Passou também a trabalhar em conteúdo para Economia & Negócios, Política e Metrópole.

    Em março de 2015 segue no Estadão atuando nas duas frentes.

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://oesta.do/egovernanca

    http://oesta.do/1A8cEgG

    http://infograficos.estadao.com.br/public/focas-desemprego/

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3055

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,um-deserto-de-mulheres-no-comando-imp-,1642398

    http://economia.estadao.com.br/noticias/governanca,fraude-em-empresas-tende-a-crescer-com-desaceleracao-do-pib,1638387