Majane Silveira

    Majane Silveira nasceu em Porto Alegre, em 1980. É graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em 2002. Iniciou o de Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs/RS), que ficou incompleto. Fez especialização em Expressão Gráfica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC/RS, em 2005.
    Começou a carreira desenvolvendo projetos de comunicação visual, atuando na área de direção de arte, passando para a diagramação e, depois, para o design gráfico. A presença marcante do desenho em seu trabalho gráfico, no entanto, a levou a dedicar-se exclusivamente à ilustração.
    Nessa época, desenhou muito para jornais de empresas e alguma coisa para publicidade, procurando firmar-se profissionalmente, mas querendo desenvolver um trabalho mais autoral e desenvolver sua linguagem gráfica. Participou de dois eventos Ilustrando em Revista da Editora Abril, conheceu editores de arte, recebeu dicas, trocou ideias e deu iniciou à nova fase.
    Participou, no ano 2000, de um programa de voluntariado entre o Québec, no Canadá, e o Rio Grande do Sul, com foco em desenvolvimento comunitário e relações interculturais. Trabalhou com oficinas de desenho, ministrou curso sobre desenho infantil para atendentes de creche. Anos depois, coordenou uma oficina de desenho na Universidade de Aveiro, em Portugal. Continua a ministrar cursos para empresas e agências de publicidade, pois acha que a atividade complementa seu trabalho como ilustradora. Explora, ainda, a fusão entre arte e comunicação em criações experimentais.
    Entre trabalhos mais recentes no mercado editorial, publicou ilustrações nas revistas Contra-Relógio (SP), Criativa (SP), Ciência Hoje (RJ), Saúde (SP) e Época São Paulo (SP). Publica, desde março de 2011, o site Majane Silveira.
    Atualizado em fevereiro de 2012.
    Fonte: