Luiz Ribeiro

    Luiz Ribeiro
    Luiz Ribeiro

    Luiz Ribeiro nasceu em Francisco Sá, norte de Minas, mas mora em Montes Claros (MG) desde a infância. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) e cursou pós- graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também é formado em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (BH/ MG).

    Iniciou a carreira profissional como repórter em jornais locais de Montes Claros e na sucursal do Jornal Hoje em Dia na cidade do Norte de Minas. Entre 1990 e 1992, foi repórter freelancer da sucursal do Jornal O Globo em Minas.

    Desde janeiro de 1992 trabalha para os jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, ambos do Grupo Diários Associados. Atualmente, também é reporter do Portal UAI (www.em.com.br),  sendo o jornalista responsável pela cobertura do interior do estado, especialmente do  Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

    Luiz Ribeiro está entre os  jornalistas mais premiados da imprensa brasileira, figurando na posição 35  (2018) no Ranking dos Jornalistas mais Premiados de Todos os Tempos,  sendo o jornalista mineiro em atividade em jornal diário melhor classificado na pesquisa do Jornalistas&Cia.

    Jornalista de texto primoroso, Ribeiro sempre dá ênfase às questões sociais, econômicas e ambientais  em suas reportagens. Ao todo, acumula 52 prêmios de jornalismo em que seu o nome figura oficialmente entre os ganhadores  por trabalhos individuais e elaborados em equipe  – no cálculo, não consta as menções honrosas.  Entre  outras premiações, ele já faturou  quatro prêmios Esso (sendo que em uma única edição, em 2014, ganhou em duas categorias,fato raro na história da premiação),  três Banco do Nordeste de Jornalismo, três Sebrae de Jornalismo, dois  Prêmios Fiat Allis/New Holland e ainda os prêmios Petrobras, Líbero Badaró, Allianz, Embratel e CNI de Jornalismo, entre outros.  Por várias vezes, individualmente e em equipe, foi laureado em outros concursos de jornalismo, como o Prêmio Délio Rocha de Jornalismo e Interesse Público e o Prêmio CDL/BH de Jornalismo.Foi finalista de premiações internacionais como o Premio  de Periodismo Económico Iberoamericano ( https://www.portaldosjornalistas.com.br/em-premio-periodismo-economico-iberoamericano-em-divulga-finalistas/)

    Além disso, Ribeiro foi selecionado para a equipe de cinco profissionais brasileiros escolhidos para o IGE (Intercâmbio de Grupos Profissionais), da Fundação Rotary Internacional, realizado na Alemanha (2005). Foi homenageado pelo Governo do Estado de Minas Gerais  com a Medalha da Inconfidência (2001), Medalha de Honra da Inconfidência (2006) e Grande Medalha da Inconfidência (2011).

    É autor do livro “Corpos à Venda – Um relato sobre a prostituição Infanto- Juvenil e suas causas”, publicado pela Editora Unimontes em 2001. Estão em fase de finalização para publicação posterior os livros:Violência contra a Mulher: sobrevivência aos tiros”, um relato sobre a violência contra a mulher; e o livro sobre as carvoarias do Brasil intitulado “Nos Rastros do Carvão”, um relato sobre os vários aspectos da atividade em vários Estados, com visitas a Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul.

    Atualizado em janeiro/2019 – Portal dos Jornalistas/ MG.

    Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.