Luiz Horta

    Luiz Horta é jornalista especializado em vinho e gastronomia, autor do blog glupt! e editor-assistente do suplemento Paladar, publicado semanalmente pelo jornal O Estado de São Paulo. Seus textos flertam com gastronomia e literatura, nos quais empresta sua dose de bom humor.

    O jornalismo de gastronomia começou quando voltou de três anos em Buenos Aires, em dezembro de 2000 e precisava escrever sobre alguma coisa de que gostasse. “Até então, lembra-se, tinha sido jornalista cultural, mas cansei do assunto”.

    Em novembro de 2008 lançou o blog Glupt!. De acordo com Luiz o blog “é sobre o que a lei define como mosto de uvas viníferas fermentado, com duração indefinida, ou seja, vinho”. O logo é inspirado, conforme explica no blog, “em sua gata Frederica cheirando, como sempre faz, os vinhos que bebe”.

    O Caderno Paladar do Estadão foi o primeiro jornal brasileiro a lançar um suplemento inteiramente dedicado à gastronomia. Liderou uma via que foi seguida pela Folha e pelo Globo. Luiz Horta é considerado um dos pilares dessa iniciativa.

    O melhor da gastronomia e do bem-viver, de sua autoria, lançado em 2004 pela Editora DBA reúne alguns dos grandes artigos já publicados em jornais, revistas e sites por alguns dos jornalistas e escritores mais respeitados do Brasil, verdadeiros especialistas do gênero. Luiz selecionou 39 autores e 69 textos, com o critério de quem degusta um bom vinho. A plêiade de autores abordam as boas coisas da mesa, com curiosidades incríveis sobre o mundo da gastronomia e da alta cozinha.

    Em 2007, como blogueiro do iG, deu uma entrevista para o blog Urbanistas, na qual disse que “o ponteiro de sua bússola aponta sempre para Barcelona”. E sobre a vida refletiu: “Minha excursão foi legal e já está quase na hora de voltar pra casa, que eu queria que fosse Barcelona, mas acho que é Saturno”.

    Fala que sua bebida favorita é água com gás. Depois vem o vinho. E destaca como sua mentora e madrinha gastronômica, Nina Horta (que não é minha parente, esclareço mais uma vez) e é pessoa que sintetiza bem a finura no ato de viver e de escrever. Nina é empresária, escritora e colunista de gastronomia da Folha.

    Atualizado em novembro/2012 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.qvinho.com.br/wp-content/uploads/2009/07/guia-de-vinhos-quatro-rodas-vol4.pdf

    http://www.estadao.com.br/paladar/

    http://blogs.estadao.com.br/luiz-horta/

    http://urbanistas.com.br/sp/2007/08/17/luiz-horta-o-nao-filho-de-nina/

    http://www.amarante-vinhos.com/opini%C3%B5es%20sobre%20n%C3%A3o%20publicado/

    http://www.luizhorta.wordpress.com