Luiz de França (Carneiro)

    Luiz Gonzaga França Carneiro nasceu em Barbacena/MG em 3 de fevereiro de 1946.

    Iniciou a carreira em 1961, transmitindo bailes de carnaval e comandando programas de entretenimento na Rádio Correio da Serra, na cidade natal, e também na Rádio Barbacena (MG).

    Em 1963, participou e venceu o concurso do programa A Grande Chance, de Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, e como prêmio tornou-se locutor da TV Tupi e da Rádio Tupi, do Rio de Janeiro/RJ. Apresentou programas como Portugal sem Passaporte e Repórter Esso, substituindo o titular Heron Domingues.

    Nos anos 70, foi dono da Rádio Difusora, de Petrópolis/RJ.

    No mesmo ano foi para o Sistema Globo de Rádio, começando como locutor noticiarista (nos programas O Globo No Ar e Globo Girando a Notícia) e, posteriormente, assumiu o primeiro programa, o Show da Noite, por volta de 1983.

    Em 1985, teve uma rápida passagem pela Rádio Globo de São Paulo/SP, onde substituiu Ely Corrêa. No mesmo ano, França passou a comandar as tardes da emissora, substituindo Waldir Vieira.

    No ano de 1999 França foi para a Super Rádio Tupi (RJ), onde permaneceu até meados de 2007. Desde 2007 apresenta programas na Rádio Manchete AM 760.

    Em 2011, completou 40 anos de carreira.

    Acessado em fevereiro/2012 – Portal dos Jornalistas.
    Fonte: