Luiz Fernando Emediato

    Apaixonado por literatura, Luiz Fernando Emediato se formou, em 1997, pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), de Belo Horizonte (MG).
    Ainda na faculdade, em 1973, iniciou como estagiário na sucursal mineira do Jornal do Brasil, onde permaneceu por cinco anos.
    Entre 1978 e 1988 atuou na capital paulista pelo jornal O Estado de S.Paulo, onde teve a oportunidade de exercer quase todos os cargos no jornalismo impresso e ganhou o Prêmio Esso 1982, na categoria Principal. Na reportagem premiada que fez para o jornal O Estado de S.Paulo, abordou o comportamento da juventude, os problemas com sexo, drogas e as saídas buscadas para a recuperação da dependência.
     
    No ano seguinte também foi consagrado internacionalmente, com o Prêmio de Jornalismo Rei de Espanha.
    Em 1988 foi contratado pelo SBT para o cargo de diretor executivo, onde passou por umas das fases mais marcantes na carreira devido à independência editorial que possuía na emissora, o que o possibilitou “criar” um novo formato no telejornalismo brasileiro: agregar a figura do âncora na apresentação do jornal, antes realizada por um locutor. Na ocasião, contratou e lançou no mercado o jornalista e apresentador Boris Casoy.
    Deixou a grande imprensa em 1992, criou a editora Geração Editorial que lançou e relançou alguns de seus livros, entre eles, O Outro Lado do Paraíso, publicado inicialmente pela editora Comunicação, em 1981; A Grande Ilusão, em 1992; Um Projeto Para o Brasil, de 1993; Trevas no Paraíso, em 2004. É editor executivo e publisher na Geração Editorial.
     
    Atualizado em fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes: