Luiz Carlos Merten

    Luiz Carlos Merten nasceu em Porto Alegre, RS, é um jornalista e crítico de cinema brasileiro. Começou a carreira como crítico de cinema no extinto jornal Folha da Manhã.  

    No jornal Diário do Sul atuou como comentarista e editor de artigos em cinematografia. Escreve matérias e críticas no jornal O Estado de S.Paulo.

    É autor do livro Anselmo Duarte: O Homem da Palma de Ouro publicado pela Imprensa Oficial. Um livro-depoimento que analisa a obra do ator e diretor de O Pagador de Promessas, filme que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1962.

    Também escreveu Cinema – Entre a realidade e o artifício (2003), Editora Artes e Ofícios, que parte dos primórdios do cinema, desde os irmãos Lumière e dos primeiros cinematógrafos para atravessar décadas de evolução da sétima arte. Realiza nesta obra um panorama didático da história cinematográfica através dos diretores, escolas e principais tendências.

    Assina o blog que é “uma geleia real a partir do cinema”, no qual se identifica como um “jornalista que ama Visconti (cineasta, Luchino Visconti), westerns e deve ser o único crítico do mundo a tentar conciliar o cinema de invenção da Mostra de Tiradentes com Michael Bay, o que não é pouca coisa”. Para os que gostam de acompanhar os bastidores das premiações para a sétima arte encontram no blog dele, por exemplo, todas os resultados do Festival de Cannes, 2015.

    Sobre Merten o jornalista André Azenha ao lançar o terceiro livro de sua carreira, Meu namoro com o cinema, em agosto de 2012, disse: “Gosto bastante do texto do Luiz Carlos Merten, do Estadão, a forma apaixonada de se colocar, especialmente em seu blog”.

    Os comentários de Luiz Carlos também podem ser ouvidos na rádio Estadão no Território Eldorado, no dial ele fala também do cinema, programação, lançamentos e as principais premiações. O crítico de cinema do Caderno dois também está na TV Estadão analisando as premiações aos filmes direto da redação.

    Merten falou em entrevista sobre sua experiência com o universo do cinema, como crítico e espectador para o Portal Tela Brasil.

     

     

    Atualizado em maio/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.territorioeldorado.limao.com.br/procura/?pt=Luiz%20Carlos%20Merten&nb=buscaEldorado&h=5

    http://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-carlos-merten/

    http://topicos.estadao.com.br/luiz-carlos-merten

    Portal Tela Brasil

    wikipedia.org/wiki/Luiz_Carlos_Merten