Luisana Gontijo

    Luisana Gontijo de Carvalho, a Lu, nasceu em Luz (MG), no dia 21 de outubro. Mudou para Belo Horizonte (MG) ainda criança. Estudou Comunicação Social/Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PucMG), onde também cursou pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial no Instituto de Educação Continuada (IEC). Fez, ainda, especialização em Jornalismo Científico no Instituto Simon Bolivar, de Caracas (Venezuela), e o curso de Marketing em Redes Sociais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MG).
     
    Iniciou sua carreira profissional como repórter do caderno Minas do jornal Hoje em Dia (MG), onde permaneceu por dois anos. Nessa época, também trabalhou como repórter de Economia do jornal Tribuna de Minas (MG). Posteriormente, atuou, de 1990 a 1999, na sucursal de Belo Horizonte da Radiobrás (DF). Entrou como repórter, passando a editora e chegou a assumir a função de gerente de Comunicação. No período, realizou uma série de reportagens sobre a tragédia da Vila Barraginha, no município de Contagem (MG), em que 37 pessoas morreram soterradas, além da cobertura da morte da menina Mírian Brandão, criança de cinco anos sequestrada, assassinada e queimada na casa dos sequestradores Entrevistou, também, grandes personalidades, dentre elas, quatro presidentes da República.
     
    Paralelamente, entre 1996 e 1998 foi repórter de Política e Esporte da sucursal mineira de O Estado de S.Paulo (SP). Na época, conciliava também o seu trabalho com o de repórter da rádio CBN (MG) e prestava serviços como freelancer fixa dos jornais Folha de S.Paulo (SP) e O Globo (RJ). Em 1999, retornou para o Hoje em Dia, onde atuou como repórter e editora adjunta de, praticamente, todas as editorias. Então, também ajudou a criar a Assessoria de Comunicação da Associação dos Lojistas e Representantes de Móveis de Minas Gerais (Alormov).
     
    Em 2004, assumiu o cargo de editora responsável pela editoria de Interiores do jornal Estado de Minas (MG), atividade que desenvolveu durante quatro anos. Foi responsável pela coluna Tout Court, publicada diariamente, com notícias sobre Cultura. Foi transferida para o caderno de Política do jornal, onde atuou como subeditora até 2013. Nesse ano, trabalhou como repórter freelancer na Viver Brasil (RJ), produzindo material para a revista ate janeiro de 2015. Migrou para o Diário do Comércio em setembro de 2013, onde ficou pouco mais de um ano atuando como editora. Em maio de 2015, começou a trabalhar como assessora de Imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, onde ficou até agosto de 2016. No período, produziu, editou e apresentou o quadro Minas Cultural na rádio Independência (MG).
     
    Em outubro de 2016, retornou ao Diário do Comércio, tornando-se responsável pela página DCMais.
     
    Foi a primeira jornalista mineira associada à Associação Brasileira de Jornalismo Científico (Abjc).
     
    Criou dois blogs no portal Blogger: o Minas Cultural, em junho de 2013, dedicado à divulgação de eventos culturais realizados nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais, assim como da produção cultural desenvolvida em cada um deles; e o Viva Agora, em março de 2007, espaço onde escreveu poesias e publicou fotos, sempre com mensagens que mostram que o melhor de viver é a chance de aprender e crescer a cada dia, descontinuado em abril de 2014.
     
    Segundo a jornalista, “a vida deve ser vivida, e da maneira mais leve possível”.
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista