Luís Leonel

    Luis Leonel é formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, Facasper/SP.

    No início da carreira trabalhou para Revista Agropecuária como repórter entre 1980 e 1981, em São Paulo. No mesmo ano passou à Revista Popular Science onde permaneceu por dois anos.

    Em 1983 passou à reportagem da Folha de S.Paulo atuando na capital paulista. Durante três anos trabalhou na Gazeta Mercantil um dos jornais da área de economia mais conceituados da época. Ficou Gazeta até 1987 quando migrou para o Jornal do Brasil e na sequência passou a subeditor da Revista Exame, também especializada em economia.

    Em 1989 retornou à Gazeta Mercantil para um novo período de cinco anos. Ficou na editoria do jornal até 1994, em São Paulo.

    Em 1994 ele iniciou sua própria editora, a Sirius Comunicação. Em 1996 criou a revista Investidor Institucional, a primeira publicação brasileira voltada para o mercado de finanças profissionais e que cobre os mercados de fundos de pensão, gestores de fundos de investimentos, operações estruturadas, bancos de investimentos e mercado de capitais.

    Em 1998 criou Investidor Individual, que durou até 2006, além de Energia e Mercados, Gestão Saúde e Participações, todas lançadas e desativadas entre os anos de 2001 e 2008. Em 2009, em parceria com a editora americana Crain, lançou Automotive News Brasil, versão local da prestigiada Automotive News dos Estados Unidos, que depois de pouco mais de dois anos de circulação mudou de nome para Brasil Automotivo e foi desativada no final de 2012.

    Investidor Institucional tem sido o principal veículo da editora Sirius, tendo gerado em 2016, ano em que comemorou 20 anos de circulação, o filhote Investidor Institucional RPPS. A revista iiRPPS, como se tornou conhecida, é voltada principalmente à notícias dos Regimes Próprios de Previdência de Estados e Municípios.

    Luis Leonel segue como sócio fundador e editor-chefe das revistas Investidor Institucional e iiRPPS.

     

    Atualizado em Fevereiro/2018 – Portal dos Jornalistas

     

    Fontes:

    Informações fornecidas pelo próprio jornalista

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=286

    https://br.linkedin.com/pub/luis-leonel/37/10/8ba

    http://www.congressoabvcap.com.br/portugues/palestrantes_curriculo.aspx?id=112