Luciana Aquino

    Luciana Aquino nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em14 de junho de 1971. Estudou Comunicação Social com habilitação em jornalismona Faculdade de Filosofia, Ciências e letras (Fafi/ MG), onde também cursou após graduação em Novas Tecnologias em Comunicação.

    O primeiro emprego no jornalismo foi um estágio no JornalPampulha, em meados de 1994, durante a gestão de Lester Moreira. Já formada, em1995, foi contratada no mesmo jornal como redatora da página de Comunidade,retratando o cotidiano dos moradores da mais conceituada região da capitalmineira.

    Após a venda do jornal no mesmo ano,  atuou como freelancer em diversos trabalhos,sendo editora de vários jornais de sindicatos de Belo Horizonte, como oSindicato dos Servidores da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais (Sinffaz).Nesse período, também escreveu para o Grupo Jornal da Savassi, atuando comoredatora do Jornal do Barro Preto.

    Em 1996, retornou à redação do Jornal Pampulha,permanecendo até o fim de 1997, quando foi selecionada pelo Jornal Estado deMinas para o Curso de Novos Talentos da Imprensa Mineira, promovido  – pelo Grupo Diários Associados e ministradopelos Consultores da Innovación Periodística da Universidad de Navarra. Em 1998, realizou diversostrabalhos ligados à moda e à cultura, se tornando jornalista responsável  pela Revista “Cenário”(Arte,Cultura e Lazer em Belo Horizonte), período em que conheceu diversosartistas e se encantou com o teatro, a música e a moda mineira.

    Cobriu o 1º BH Fashion Week, na Serraria Souza Pinto e, logodepois, ingressou como jornalista responsável de uma revista intitulada”Embelezando”, propriedade de um grupo grande de lojas em BH do ramode cosméticos, escrevendo e editando matérias sobre dicas de beleza. Fez ampla cobertura do evento”Feira Mineira da Beleza” com personalidades do exterior para cursose apresentação na capital mineira.

    Em 1999, assumiu um cargo no executivo federal como Chefedo Serviço de Comunicação Social da Delegacia Regional do Trabalho (Ministériodo Trabalho e Emprego), tornando-se fonte de credibilidade junto aos órgãos deimprensa do Estado de Minas Gerais e do país, de 1999 a 2009.

    Neste mesmo ano, foi para a assessoria de um vereador naCâmara Municipal de Belo Horizonte, permanecendo até abril de 2010, quando assumiua Coordenação de Conteúdo e Relacionamento com à mídia da De Facto Comunicação,se afastando para assessorar um candidato a deputado federal (eleito em2010).  No fim de 2010, Luciana Aquinofez trabalhos na Partnersnet Comunicação como Supervisora de Publicações e, nomesmo ano, trabalhou como analista de comunicação de Clipping para a ZoomComunicação Empresarial.

    Atualmente, é Assessora de Imprensa de um deputadoestadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

    Luciana Aquino é autora do livro de poesias “Atrásdas letras… “, lançado em agosto de 2011 pela Editora Scortecci, de SãoPaulo.  Ela também possui um site(http://lucianaaquino.no.comunidades.net/) onde compartilha os seus trabalhoscomo jornalista e escritora.

    Atualizado em Janeiro/2012 ? Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informaçõesfornecidas pela própria jornalista.