Lúcia Guimarães

    Lúcia Guimarães nascida no Estado do Rio de Janeiro/RJ, mudou-se para Nova York em janeiro 1985, onde chegou com planos de passar um ano. Ficou por lá, trabalhou como editora internacional da Rede Globo, redatora do Jornal Nacional e foi produtora do jornalista Paulo Francis.

    Entre 1992 e 1993 trabalhou como redatora e produtora da rede de televisão Reuters.

    Longe da televisão ela foi colaboradora das revistas Playboy, Bravo! e Imprensa e é colunista do Diário de Notícias de Lisboa. Foi colunista dos jornais O Globo e voltou a ser colunista do jornal O Estado de São Paulo. Contribuiu para publicações da Editora Abril, Editora Trip e para a revista S.A.X.

    Dirigiu a série de documentários culturais Carlton Arts e a série de entrevistas IBM E-Nova, exibidas no canal GNT.

    Já em 1993 tornou-se correspondente da TV Cultura e produtora executiva do programa Manhattan Connection transmitido semanalmente pela emissora GNT da Globosat. Participou sempre no último dos quatro blocos do programa.

    No Manhattan ficou até outubro de 2008 e estreou no programa Saia justa, também no GNT, em janeiro de 2009. Sobre a ida para o programa falou: “Eu gosto muito do senso de humor das ‘Saias’ e do fato que elas não subestimam a inteligência do espectador e navegam entre assuntos tão diferentes”, confessa.  

    Participa às terças e quintas, no Estadão no Ar 1ª Edição, na rádio Estadão com uma crônica do dia-a-dia da sociedade americana, informações e análises sobre as decisões políticas, comportamento e tendências que repercutem ao redor do mundo, falando direto de Nova York. No jornal impresso, O Estado de S.Paulo, é colunista do Caderno 2, colaboradora dos suplementos ‘Aliás’ e ‘Sabático’

    Lúcia assinou o blog luciaguimaraes.com desde novembro de 2008 até maio de 2011. Acompanharam Lucia no blog, Roberto Nascimento e Marie Le Claire. Passou ao blog do Estadão que traz como subtítulo de Luzes da Cidade. No site que mantém aborda os assuntos do dia com mais liberdade. Em uma das seções do site chamada Leituras seleciona artigos que vale a pena ler, cita os autores dos textos indicados e disponibiliza o acesso para o leitor quiser ler mais sobre o assunto abordado.

    Em novembro de 2013, Lúcia Guimarães conversou com Jesse Walker, para o programa Saia Justa. O autor do livro The United States of paranoia, conta no livro que as histórias de conspiração são tão velhas quanto a república americana.

    Sobre a trajetória na imprensa Lúcia deu uma entrevista ao Digestivo Cultural que está disponível na Galeria desse perfil.

     

     

     

     

    Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://estrelando.com.br/celebridades/nota/manhattan_connection:_lucia_guimaraes_vai_para_o_saia_justa-43238.html

    http://blogs.estadao.com.br/lucia-guimaraes/ – blog com subtítulo de Luzes da Cidade

    http://gnt.globo.com/saiajusta/noticias/Verdade-ou-paranoia–Autor-desvenda-teorias-da-conspiracao-em-livro.shtml

    http://www.digestivocultural.com/entrevistas/entrevista.asp?codigo=29&titulo=Lucia_Guimaraes