Luana Pavani

    Luana Pavani Bertaco é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, em 1996. Tem especialização em Administração e Economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e o MBA da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP/SP) em Derivativos Financeiros para Jornalistas.
    Começou a carreira em 1993 na L&M Editora, trabalhando para as revistas institucionais da Associação Brasileira de Automação Comercial (Abac, atual EAN Brasil) e da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), como estagiária. Cuidava da seção de Consumo e eventualmente fazia matérias e cobria palestras e eventos. Seu chefe era Valdeci Verdelho, que com muita paciência ensinou-lhe a tirar matéria de relatório e a arte de usar as vírgulas.
    Foi, em seguida, convidada a estagiar na Sigla, também situada na região da Vila Mariana, como a L&M. Montou um banco de dados no computador para localizar as resenhas da revista VideoGames News, editada por Mario Fittipaldi. Começou a ajudar os gamers a escrever os textos de dicas sobre os jogos testados e, aos poucos, surgiu a oportunidade de escrever reportagens especiais sobre o universo da computação pessoal e da internet. Contribuía também eventualmente na revista AudioNews, como crítica de rock.
    Em 1996, foi para a Quark Editora, que publicava no Brasil as revistas inglesas CD-Rom Today e.net. Com o editor Carlos Eduardo Franco aprendeu bastante sobre edição, atividade que iria ocupar a maior parte de sua trajetória profissional.
    Prestes a se formar, recebeu convite de Silvia Bassi para ser repórter na Home PC, da Editora Abril, um subtítulo da revista Info (à época, Informática Exame). Quando fecharam o título, passou a integrar a equipe de Sandra Carvalho na Info, onde ficou até 1998.
    Mudou de lado do balcão e foi ser assessora de imprensa na S2 Comunicação. Atendeu a conta da LG Electronics e outras empresas, participou de muitos eventos, press tours, fez atendimentos em feiras e congressos e contatos com redações do Brasil todo.
    Como, em 1999, o mundo pontocom começava a bombar, pode se deixar ficar apenas alguns meses na redação do IDG Now! e voltar para a Abril, atendendo convite de José Ruy Gandra, para colaborar na criação da Revista da Web! Aproveitou para também escrever sobre gastronomia, como crítica da revista Vip.
    No novo milênio, decidiu nortear sua carreira em direção ao mundo dos negócios. Entrou na Agência Estado no final de 2001, na equipe de Rosa Dalcin, que então liderava o AE Setorial, mais tarde incorporado ao sistema AR Broadcast. Em 2005, Kátia Militello lhe proporcionou um revival na Editora Abril, na revista Info Corporate. Paralelamente, viveu um momento frila entre 2005 e 2007, colaborando principalmente para a TV1. Trabalhava em casa, para curtir o então recém-nascido Juliano.
    Retornou à Agência Estado, onde ocupa a função de editora de Empresas e Setores.
    Mereceu um Destaque do Prêmio Abril de Jornalismo 2000, pela criação de um engenho de busca que dava suporte à edição impressa da Revista da Web! Dividiu o Prêmio Destaque Redação Agência Estado 2012, na categoria Editor de Tempo Real, com Cristina Canas.
    Atualização em fevereiro de 2012.
    Informações fornecidas pela jornalista.
    Arquivo Jornalistas&Cia.