Lisandra Paraguassu

    Lisandra Paraguassu é formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, desde 1993. Fez parte do Programa Internacional de Liberdade Forum-Garnett na Universidade do Texas, Estados Unidos.

    Lisandra trabalhou por cerca de 11 anos no Estadão. Nesse período ela abordou questões sociais, tais como o desenvolvimento do programa de transferência de renda no Brasil, o maior do mundo; os direitos humanos; e a onda de protestos em 2014. A partir de 2010, foi responsável na sucursal de Brasília do Estadão em acompanhar as questões de Relações Exteriores e notícias. Cobriu a crise política na Venezuela e as eleições no Paraguai, assuntos da Coréia do Norte, China, Haiti, Cuba e a maioria dos países sul-americanos.

    Em abril de 2012 Lisandra Paraguassu, repórter de Brasília e Cláudia Trevisan, correspondente na China, ambas do Estadão na época, falaram ao Portal dos Jornalistas sobre cobertura na Coreia do Norte da festa do centenário de nascimento do fundador do país, Kim Il-Sung (1912–1994) e o polêmico lançamento do satélite Kunmyongsong-3. Adiantaram que lançamento do dispositivo falhou. O Estadão foi o único veículo da América Latina presente na comitiva.

    Foi correspondente freelancer em Washington do jornal Zero Hora. Ela também trabalhou para O Globo e Folha de S.Paulo.

    Desde setembro de 2015 repórter sênior de Política do Serviço Brasileiro da Reuters em Brasília.

    Também faz parte do novo time da Reuters no Brasil Tatiana Bautzer, no escritório paulista que passou a ter a chefia de Daniel Flynn até então chefe de Redação na África Ocidental e Central.

     

     

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://twitter.com/lisparaguassu

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/reporteres-estadao-falam-sobre-cobertura-na-coreia-norte

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/daniel-flynn-novo-em-bureau-chief-em-da-reuters-no-brasil

    https://storify.com/rossi_claudia/conversando-com-quem-cobre-o-poder