Nirlando Beirão

    Nirlando Beirão nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 26 de setembro de 1948. Estudou Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), de Belo Horizonte (MG), e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), do Rio de Janeiro (RJ).
     
    Iniciou a carreira no Jornal Última Hora, no Rio de Janeiro (RJ), em 1967. Participou do lançamento das revistas Caras (SP), IstoÉ (SP), Senhor (SP), Forbes Brasil (SP) e Wish Report (SP). Foi editor de Política e Geral de Veja (SP), editor de Cultura e correspondente em Nova York (EUA) de IstoÉ (SP), titular da coluna Galeria de O Estado de S.Paulo (SP), editor de Playboy (SP) e correspondente – em São Francisco (EUA) – e titular da coluna Estilo de Carta Capital (SP).
     
    Além disso, foi cronista do jornal O Tempo (MG), do Estado de Minas (MG) e do Correio Braziliense (DF), e diretor-adjunto da revista Brasileiros (SP). Editou a revista Status (SP) – primeira revista dirigida ao público masculino do País –, da qual participou do lançamento como diretor do projeto, em 25 de abril de 2011, e em seu retorno ao mercado, em 2011.
     
    É colunista do Jornal da Record News, colaborador da Brasileiros e redator-chefe da CartaCapital. Responde, ainda, pelo Blog do Nirlando Beirão no portal R7, lançado em 23 de maio de 2011, e que tornou-se passagem obrigatória para quem gosta se informar sobre o que é destaque no Brasil e no mundo, apresentado por um estilista de texto que se propõe a tirar a linguagem formal dos assuntos relacionados à Política.
     
    Na passagem pela política, foi assessor de imprensa do governador do Estado de São Paulo Mário Covas (1930–2001), e escreveu a biografia Sérgio Mota: O trator em ação (Geração Editorial, 1999), com José Prata e Teiji Tomioka.
     
    Publicou, também: América: Depoimentos (Companhia das Letras, 1989); Caminho das Borboletas: Meus 405 dias ao lado de Ayrton Sena (Caras, 1994), com Adriane Galisteu; Emmanuel Bassoleil: Uma cozinha sem chef (DBA, 1996), com Josimar Melo, Mauro M. Alves, Saul Galvão, J. A. Dias Lopes e o fotógrafo Sergio Pagano; Claudio Bernardes Arquitetura (DBA, 2000); RIO/SAO: Doze Visões de Duas Cidades Maravilhosas (Formarte, 2003); Corinthians: É Preto no Branco (Ediouro, 2005), com Washington Olivetto; Original: Histórias de Um Bar Comum (DBA, 2007), com o fotógrafo Rômulo FialdiniRodeio Conta os Jardins (Bernard Editorial, 2006), e De Malandro Robert a Vovô Bob: A história de Roberto Macedo sem rodeio (Do Autor, 2013);. Participou com reportagem para o livro Um Sábado no Paraíso do Swing, e Outras Reportagens Sobre Sexo (Panda Books, 2006), organizado por Miguel Icassatti, e deu depoimento para o livro Histórias Secretas: Os bastidores dos 40 anos de Playboy no Brasil (Panda Books, 2016).
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fontes: