Marco Antonio Villa

    Marco Antonio Villa nasceu em Santos (SP), passou a adolescência no ABC (SP) e aos 17 anos mudou-se para a capital paulista. Faz aniversário em 25 de maio.

    É bacharel e licenciado em História, mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutor em História Social pela USP (1993). Inicialmente estudou Economia na PUC.

    Foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto de 1985 a 1993. Após 1994 passou a lecionar na Universidade Federal de São Carlos (SP), Departamento de Ciências Sociais. Lá deu aulas por 19 anos, entre 1994 e 2013, quando se aposentou.

    Foi colaborador de O Estado de S. Paulo e da Folha de S. Paulo. Entre 1997 e 2011 publicou 245 artigos em jornais e revistas.

    Desde janeiro de 2015 o Jornal da Manhã, da Jovem Pan, passou a contar com comentários do historiador Marco Antonio Villa. Ele estreou dividindo a bancada com Joseval Peixoto, Denise Campos de Toledo e Anchieta Filho e Silvia Poppovic. Além do Jornal da Manhã, Villa atua como consultor do site de notícias da Jovem Pan. No Jornal da Manhã Villa tem um bordão diário quando se refere ao poder no planalto central: “projeto criminoso de poder”.

    Villa também é comentarista do Jornal da Cultura, da TV Cultura de São Paulo. Participa semanalmente da segunda edição do Jornal apresentado por Willian Corrêa.

    Desde abril de 2010 publica comentários e análises em seu blog, chamado “Blog do Marco Antonio Villa”. No blog estão os últimos comentários para o Jornal da Manhã da Jovem Pan, no Jornal da Cultura e a agenda de participações como analista convidado em outras emissoras.

    Na página –  no dia seis de março – Marco Antonio convidou os leitores do blog a irem para as ruas, “tomarem as ruas” no dia 13 de março de 2016.

    Em agosto de 2014 quando a Veja.com lançou o canal – Tveja – focado na cobertura das eleições, Villa passou a fazer parte do time de colunistas da publicação, do qual faziam parte também jornalistas como Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Ricardo Setti, J.R. Guzzo, Lauro Jardim, Caio Blinder e Geraldo Samor.

    Em setembro de 2015 os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram com queixa-crime contra o historiador, por entenderem  que as afirmações proferidas na edição de 20 de julho do Jornal da Cultura 2ª edição eram “caluniosas” contra o ex-presidente. Segundo a alegação da ação, Villa disse que o ex-presidente “mente, mente”, que é culpado de “tráfico de influência internacional, sim”, além de “réu oculto do mensalão”, “chefe do petrolão”, “chefe da quadrilha” e teria organizado “todo o esquema de corrupção”.

    Villa faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Uniceub de Cidadania composto pelo empresário Amyr Klink, a atriz Adriana Nunes, a jornalista Dad Squarisi, o ministro do TCU Augusto Nardes e a senadora Ana Amélia Lemos.  O Conselho foi criado em outubro de 2015 quando a jornalista Kátia Cubel, sócia e fundadora da Engenho Comunicação, assumiu como Diretora de Relações Institucionais do Instituto.

    Escritor, Villa publicou mais de 30 obras, a maioria históricas e sobre a política brasileira. Em 2013, lançou Década perdida – dez anos de PT no governo, pela Record; e o último Um País Partido. 2014 a Eleição Mais Suja da História. Alguns dos títulos assinados por ele estão na ‘Linha do Tempo‘ deste perfil, na ordem do ano da publicação.

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.marcovilla.com.br/

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787708U0

    https://twitter.com/villamarcovilla?lang=pt

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/25668/

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/katia-cubel-assume-diretoria-relacoes-institucionais-instituto-cidada

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/jovem-pan-contrata-historiador-marco-antonio-villa%C2%A0-br

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/veja-com-lanca-canal-focado-na-cobertura-das-eleicoes

    https://www.facebook.com/VemPraRuaBrasil.org/photos/a.344411022406919.1073741828.344408492407172/546337928880893/?type=3&theater

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Antonio_Villa