Lincoln Macário

    Lincoln Macário Maia nasceu em Brasília (DF) no dia 21 de abril de 1978. Formou-se em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), no ano 2000. É especialista em Ciência Política pelo Instituto de Ciência Política (Ipol) da UnB, com ênfase em Análise Política e Políticas Públicas, e mestre em Poder Legislativo pelo Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento da Câmara dos Deputados (Cefor/CD).
     
    Iniciou a carreira ainda estudante, na produção do noticiário político e na reportagem da RedeTV! (TV Ômega). Só deixou o trabalho em outubro de 2001, para realizar uma viagem de estudos. No mesmo período, também atuou na TV Nacional e no Canal NBR (antiga Radiobrás), a tevê do Governo Federal. Foi apresentador dos programas NBR Entrevista, em 1998, NBR Noite, em 1999, Notícias de Brasília, de 1999 a 2001, e Revista NBR, de 2003 a 2004.
     
    Paralelamente, entre março e junho de 2002 teve uma rápida passagem pela rádio CBN (DF), como repórter de rede e local e âncora dos segmentos locais do Jornal da CBN. Saiu de lá para assumir, em julho, na TV Bandeirantes (DF), o cargo de editor-chefe e âncora do noticiário Band Cidade. Desempenhou também, na emissora, as funções de repórter e editor de rede, permanecendo por lá até maio de 2004. Em setembro do mesmo ano seguiu para a TV Câmara, como locutor, redator e coordenador das chamadas institucionais da emissora, permanecendo na emissora até março de 2005.
     
    Antes disso, retornou à rádio CBN, onde de 2004 a dezembro de 2007 atuou como repórter de Política e setorista, primeiro do Palácio do Planalto e depois do Congresso Nacional. Participou, na sequência, da implantação da TV Brasil (DF), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foi âncora do programa Repórter Brasil, participando inclusive da cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Paralelamente, foi eleito para a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (Sjpdf) para o triêncio 2010-2013.
     
    Deixou a TV Brasil em fevereiro de 2011. Desde então é jornalista concursado da Câmara dos Deputados (DF) no cargo de analista legislativo, técnico em Comunicação Social, atuando como âncora de programas de rádio e tevê, entre eles o Manhã no Parlamento e Câmara Debate. Continuou ligado ao Sjpdf, como coordenador administrativo entre 2013 e 2016. No mesmo período foi diretor-adjunto de Finanças do Clube da Imprensa de Brasília.
     
    Traz ainda na bagagem experiências em Mídia Trainning, prestando serviços à Lanza Comunicação, à Imagem Corporativa e à WHD Comunicação.
     
    Em dezembro de 2016 tornou-se presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), entidade nacional com foco no fortalecimento da comunicação pública sob a ótica do direito do cidadão à informação e do dever do Estado de prestar contas de suas ações. O mandato é de dois anos.
     
    Quando lhe sobra algum tempo se dedica aos hobbies de cozinhar e viajar.
     
     
    Atualizado em fevereiro de 2017
     
    Fontes: