Lilian Monteiro

    Lílian Christianne Veloso Monteiro nasceu em Montes Claros (MG), em 21 de outubro de 1972. É graduada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH). Cursou pós-graduação em Marketing e Comunicação no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e em Gestão em Responsabilidade Social na Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).

    A carreira no jornalismo começou como estagiária do departamento de pesquisa e arquivos do Jornal Hoje em Dia, em 1993. Lá redigia e editava o jornal interno dos funcionários e fazia matérias de suporte para a redação. Em 1995, formada, passou a cobrir férias dos repórteres do Hoje em Dia. Nessa época produziu matérias para a editoria de Economia, Cultura, Minas (Cidades) e para os cadernos de TV e Infantil. Com o lançamento do Jornal O Tempo, em 1996, atuou na Editoria de Esportes. Em seguida, foi convidada para fazer parte da equipe de Esportes do Jornal Estado de Minas.

    Desde 1996 está no Jornal Estado de Minas. Começou a trajetória na empresa no caderno de Esportes, onde atuou por 12 anos, e participou de grandes coberturas esportivas. Entre tantas, destaque para edições da Copa Libertadores, Supercopa, amistosos da Seleção Brasileira, Liga Mundial e Campeonato Mundial de Vôlei, Mundial de Motocross e Raly dos Sertões (a segunda maior competição off road do mundo).

    Em 2007, mudou de área. Passou a atuar como repórter de moda do caderno Feminino & Masculino, onde ficou até 2013. Além da cobertura diária do mundo fashion, escrevia sobre o setor têxtil, tendências, questões de mercado, eventos de design e arquitetura (Casa Cor) e participou da cobertura das semanas de moda do país São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e Minas Trend Preview. Aos domingos, no Feminino & Masculino, assinou a coluna Lá e Cá, onde divulgava as principais novidades do mundo da moda.

    Desde 2013, um novo desafio se apresentou dentro da redação do Estado de Minas. A transferência para a editoria Núcleo de Suplementos, dos cadernos semanais, ampliou a produção e a apuração sobre uma grande diversidade de temas. A editoria engloba os seguintes cadernos: Bem Viver (bem-estar e comportamento), Guri (infantil), Admiti-se (emprego), Negócios, Ciências & Tecnologia, Saúde, Prazer em Ajudar (ações sociais), Lugar Certo (imóveis, com foco em decoração, design de interiores e arquitetura) e Turismo.

     

    Atualizado em dezembro de 2014 – Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte:

    Informações fornecidas pela própria jornalista.