Lia Salgado

    Lia Salgado é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ).
     
    Foi fiscal de posturas em Niterói (RJ) aos 19 anos e, aos 20, funcionária do Banco do Brasil. Passou 14 anos no BB e decidiu aderir ao plano de demissão voluntária do banco. Saiu em 1996.
     
    Montou um ateliê de pintura em tecidos, produzindo trabalhos para moda e TV. Em busca de segurança, voltou aos concursos públicos e, após três anos de tentativas e três reprovações, saiu vencedora: é hoje Fiscal de Rendas do Município do Rio de Janeiro. Escreveu um livro cinco meses após tomar posse no cargo público: Como vencer a maratona dos concursos públicos (Ferreira, 2005).
     
    Ela fala da primeira edição do livro: “Sendo bem sincera, sempre gostei de escrever. Como Vencer veio com uma força e uma estrela e eu quase tive de correr atrás do livro, que ganhou vida própria e me cobrava atitudes”. No livro Lia compartilhou a sua “maratona” nos concursos públicos: dores, descobertas e conquistas. De forma leve e bem humorada, ela narra a sofrida trajetória e oferece orientações claras e diretas sobre as principais dúvidas na preparação dos candidatos.
     
    Após o sucesso do lançamento Lia tornou-se celebridade do mundo dos concursos. Começou a ser convidada para palestras, debates e para orientar candidatos em suas próprias maratonas. Hoje, além de fiscal de rendas, é consultora em concursos públicos, colunista do site G1 e participa de diversos eventos sobre o assunto.
     
    Em novembro de 2010 lançou o blog com o próprio nome que já se tornou a grife do concurseiros. Na primeira postagem saudou os leitores e falou da felicidade de “finalmente, ter este espaço para estar mais perto dos meus leitores e das pessoas que estão enfrentando a maratona dos concursos públicos. Que a gente possa construir uma troca saudável e produtiva para todos. Acima de tudo, que este seja um bom lugar para se estar. Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!”,
     
    Para os que são iniciantes na batalha, recomenda: “Leia o post Passos para a vitória!. Nele apresenta orientações mais detalhadas e outros aspectos da preparação. E, de acordo com ela, “descubra que há soluções simples e possíveis que vão tornar a sua caminhada mais suave e objetiva”. O blog passou a ser reproduzido, como parceiro, no site de concursos Folha Dirigida.
     
    Semanalmente, Lia disponibiliza na home do G1 “o vídeo da semana”, que tira as dúvidas sobre os novos concursos lançados.
     
     
    Atualizado em Fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: