Letícia Sorg

    Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, em2004, Letícia Francisco Sorgingressou na profissão naquele mesmo ano como estagiária da revista Veja. ?Umdos meus primeiros grandes desafios naquele período, foi entrevistar mais de200 atletas olímpicos brasileiros que estavam a caminho das Olimpíadas 2004, emAtenas?, explica.

    Com o fim do contrato de estágio e a graduação naprofissão, foi efetivada como repórter já em janeiro de 2005, oportunidade que lhepermitiu viajar por várias regiões do Brasil entrevistando empresários locais, mesmaépoca em que passou a escrever artigos, em geral sobre tecnologia, para apublicação.

    Após três anos e meio de Veja (um como estagiária e doise meio como repórter), em junho de 2007 foi atuar como editora-assistente no website da revista Época e sete mesesdepois já assumia como editora da página. ?Nesse período a página da Época nainternet se tornou a mais acessada entre as revistas brasileiras, de acordo como Ibope NetRatings, disputando diretamente a primeira posição com a página darevista Veja?, informa.

    Em maio de 2009, com o lançamento do blog Mulher7x7, na equipe de sete jornalistas de Época que passou então a editar a página ao lado de MarianaWeber, Martha Mendonça, Ruth de Aquino, Kátia Mello, Maria LauraNeves e Gisela Anauate.

    Em outubro do mesmo ano, foi selecionada para o programa Reuters Institute for the Study ofJournalism, na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Durante o programa, trabalhouem um projeto sobre o futuro das revistas semanais na era digital. ?Minhaintenção era responder questões como o que fazer para competir pela atenção dosleitores em um mundo com internet e jornais editoriais? Qual o propósitoeditorial de um site para a revista semanal? Como organizar a redação paraproduzir material para veículos impressos e seus produtos digitais?. Na buscapelas respostas, entrevistei editores sêniores das maiores revistas semanais domundo, como The Economist, Time, Newsweek and The Week.? [N.da R.: O resultado do trabalho está disponível no site da Reuters Institute for the Study of Journalism].

    De volta ao Brasil e ao time de Época em abril de 2010,passou a atuar como repórter especial da publicação, função que exerceu porquase dois anos até sua transferência para a Agência Estado em fevereiro de2012, onde desde então é editora.

    Com a mudança de ares, deixou também a equipe do Mulher7x7, e passou a editar seu próprio blog. Sobre esse novo desafio, elaexplica: ?Acostumei-me a ser blogueira dentro do Mulher 7×7 e decidi continuarescrevendo sobre o universo feminino depois de deixar o cargo de repórterespecial na revista Época?.

     

     

    Última atualização ? maio/2012 ? Portal dos Jornalistas

    Fontes
    – Linkedin – http://www.linkedin.com/pub/let%C3%ADcia-sorg/11/83b/aa3;
    – Blog Letícia Sorg – http://leticiasorg.com/;
    – Blog Mulher 7×7 – http://colunas.revistaepoca.globo.com/mulher7por7/2012/02/22/em-clima-de-quarta-feira-de-cinzas-me-despeco/;
    – Reuters
    Institutefor the Study of Journalism – http://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/fellowships/journalist-fellows/prev-journalist/2009-10/ms-leticia-sorg.html.