Lena Miessva

    Maria Helena de Aguirre Miessva é mais conhecida como Lena Miessva. Nasceu em São Paulo (SP), faz aniversário em 6 de setembro. Graduou-se em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado/Faculdade de Artes Alcântara Machado (Fiam-Faam/SP), em 1979, e concluiu pós-graduação em 1997, especializando-se em Administração de Marketing, na Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
     
    Iniciou a carreira em 1980, como repórter do jornal interno Pãozinho, do Grupo Pão de A&aamp;ccedil;úcar, em São Paulo. Ficou lá até 84. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro (RJ) e trabalhou nas três publicações (duas externas e uma interna) da Companhia Souza Cruz, até 1986. De agosto de 1986 a 1992, trabalhou na Bayer do Brasil, onde atuou por cinco anos e meio no Complexo Industrial de Belford Roxo (RJ). Lá implantou a assessoria de Comunicação e o programa de Relações Comunitárias.
     
    De volta a São Paulo, assumiu a Gerência de Assuntos Corporativos da Cargill Agrícola. Ficou por três anos na atividade, período em que ampliou os conhecimentos sobre Sustentabilidade. Em novo cargo de gerência, desta vez em Relações Institucionais, passou quatro anos – de 1995 a 1999 – na indústria farmacêutica de origem alemã Boehringer Ingelheim do Brasil, comprometida com a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de produtos de alto valor terapêutico para Medicina humana e animal. Aproveitou para desenvolver o uso do idioma alemão, que iria compor com a fluência do inglês e o uso do espanhol e francês. A habilidade e os idiomas a levaram a assumir a Diretoria de Comunicação para América Latina e Brasil da Elevadores Otis do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), até setembro de 2002.
     
    Como gerente sênior de Assuntos Corporativos da Cargill do Brasil, voltou à temática da cadeia agrícola alimentícia, na empresa que se coloca no ranking produtivo como uma das principais exportadoras de soja do Brasil e a maior processadora de cacau da América Latina. Manteve-se nessa atuação de outubro de 2002 a março de 2005. No mesmo cargo foi para o Grupo Orsa, de celulose, papel e embalagens, empresa responsável pelo projeto de criação de um pólo agroindustrial no Vale do Jari, na Amazônia legal brasileira. Ficou lá até fevereiro de 2007.
     
    Coordenou o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, considerado uma das três maiores premiações do País em valores e em quarto em número de inscrições, além de ser consultora de prêmios para a Jornalistas Editora. Também foi responsável pela coordenação editorial do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa, publicado pela Mega Brasil.
     
    Em 2015 traz na bagagem mais de 30 anos de experiência na área de Comunicação Corporativa e de Responsabilidade Social Corporativa. Na trajetória atendeu empresas nacionais e multinacionais como Bayer Química, Cargill, Otis Elevadores (UTC), Boehringer Ingelheim, Grupo Orsa, Grupo de Pão de Açúcar e Souza Cruz. 
     
    Lena é especialista em planejamento na prevenção e no gerenciamento de crises; em processos de venda, fusões e aquisições de grandes empresas; e em desenvolvimento de treinamentos que envolvam capacitação de executivos e stakeholders.
     
    Assumiu em agosto de 2015 como diretora de atendimento de contas do Núcleo Barcelona no Grupo CDI e de projetos da CDI Editorial. 

     Seu novo e-mail é [email protected].

     
     
    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fonte:
    Jornalistas&Cia – Edição 1024
    Informações iniciais cedidas pela própria jornalista.