Lecticia Cavalcanti

    Maria Lecticia Cavalcanti é pesquisadora sobre gastronomia desde 2010. Sobre o tema já publicou os livros: Negro açúcar, História dos sabores pernambucanos, Gilberto Freyre e as aventuras do paladar. Neste além da pesquisa gastronômica ela mostra um pouco da trajetória e da obra do grande mestre e autor de Casa-Grande e Senzala. Fruto de cinco anos de pesquisa, o livro é um compêndio de tudo que Freyre escreveu sobre comida. É dividido em 20 tópicos, que abrigam 1.326 citações, colhidas das 86 obras publicadas por Freyre.

    Lançou em novembro de 2013, o título Esses pratos maravilhosos e seus nomes esquisitos e Açúcar – uma história, no qual Lecticia explica em que explica o porquê dos nomes de 72 pratos que visitam os cardápios mais comuns e também os sofisticados.

    Maria Lecticia Cavalcanti tornou-se escritora imortal da Academia Pernambucana de Letras, onde tomou posse no dia 24 de outubro de 2013. A acadêmica de Pernambuco, passou a ocupar a cadeira de número 23, ao lado do marido José Paulo Cavalcanti.

    Na ocasião disse emocionada “Chego à APL para ocupar uma cadeira que pertenceu a homens ilustres, como o poeta César Leal. Espero honrá-los e, claro, poder perpetuar a obra deles”.

    Escreve para Revista Gosto e Caderno Sabores, da Folha de Pernambuco, além comandar o blog da Lectícia Cavalcanti no portal Terra.

     

     

    Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/tag/maria-lecticia-cavalcanti/

    http://www.folhape.com.br/robertajungmann/?p=75492

    terramagazine.terra.com.br/blogdalecticiacavalcanti/blog