APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Leão Serva

Leão Serva

Com passagens por diversos cargos na Folha de S.Paulo, em Notícias Populares e no Diário de S.Paulo, ajudou a implantar o Lance! em São Paulo e trabalhou em Placar e iG. É escritor premiado com o Esso de Criação Gráfica 1995 e o Jabuti 1997

Leão Renato Pinto Serva Neto nasceu em São Paulo (SP) e passou a infância no distrito de Agulha, município de Fernando Prestes (SP). É formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e fez pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela mesma universidade.

Iniciou a carreira na Folha de S.Paulo, onde começou como redator. Deixou a empresa como diretor de Marketing, passando pelos cargos de editor de Turismo, Suplementos e Cidades, secretário-assistente e secretário de Redação, além de editor-responsável do jornal Notícias Populares.

No Jornal da Tarde, atuou como diretor-executivo de Redação. Ajudou, depois, a implantar o jornal Lance! em São Paulo, em 1997. Foi diretor de redação de Placar e foi responsável pela área jornalística do portal iG, especialmente no jornal Último Segundo. Também trabalhou na área de Comunicação da Prefeitura de São Paulo e na direção de Redação do jornal Diário de S.Paulo, entre 2009 e 2011, onde coordenou o projeto de reestruturação gráfica da publicação.

Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo em Criação Gráfica 1995, com Paulo Sérgio Roberto e Ricardo Mello, pela matéria Tyson vem aí..., e o Prêmio Jabuti 1997, pela edição especial Romance de um Dia, do Jornal da Tarde, inteiramente produzida por mais de 100 escritores.

Lançou os seguintes livros: Mensagens de Nossa Senhora de Medugorje (Vozes, 1988), A Batalha de Sarajevo (Scritta, 1994), Babel – A mídia antes do Dilúvio e nos últimos tempos (Mandarim, 1997), Jornalismo e Desinformação (Senac/SP, 2000) e Cidade Limpa O projeto que mudou a cara de São Paulo (Clio, 2008). Como organizador, publicou Ilustrada 1959-89 (Folha de S.Paulo, 1990) e 20 Textos Que Fizeram História (Folha de S.Paulo, 1991). Sua monografia Tempo de Guerra, Tempo de Jornal, de 1998, encontra-se disponível em arquivo digital. Envolveu-se em um projeto do Parque D. Pedro Shopping, de Campinas (SP), que resultou no livro Dez Anos em Um Mês – Um escritor. Um shopping. E muitas histórias para contar (PDPS, 2012).

Integra, desde novembro de 2012, o Conselho Consultivo do Ranking J&Cia – Os Mais Premiados Jornalistas Brasileiros.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)