Lea De Luca

    Léa De Luca nasceu em São Paulo, capital, faz aniversário em seis de abril. É formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP em 1985. Concluiu MBA em Finanças para jornalistas pela Fundação Instituto Administração – FIA, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, em 2003. Fez especialização em Jornalismo de dados pela Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

    Começou a trajetória na imprensa em 1985, fazendo ‘frilas’ para a revista Administração & Marketing, do grupo Gazeta Mercantil. “Minha primeira colaboração”, recorda-se, “foi um box sobre a romaria à Aparecida do Norte. Passei lá o dia 12 de outubro de 1985, acompanhada de um fotógrafo”.  

    A segunda matéria foi uma entrevista com Fernando Furlan (empresário, na época presidente da Sadia, foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Lula) sobre um besouro encontrado em uma “lata de ervilha da marca!” No ano seguinte foi contratada por outra revista do grupo Gazeta, a Balanço Financeiro. Ficou nas revistas da Gazeta por mais de três anos, até janeiro de 1988. Numa segunda temporada, já no jornal impresso, nas áreas financeiras e macroeconômica focava especialmente o setor bancário brasileiro, seção Finanças & Investimentos. Permaneceu por mais cinco anos, até outubro de 2002.

    Na Folha de S.Paulo também em dois momentos, foi inicialmente repórter entre 1990/91, cobrindo as últimas notícias de finanças, e depois repórter em Brasília.

    Por quase cinco anos escreveu e editou artigos sobre marketing, negócios, lideranças, talentos, M&A, inovação, finanças e sustentabilidade para a Harvard Business Review Brasil.  

    Organizou, conduziu e entrevistou as principais autoridades do governo, consultores de empresas globais, como Hay Group e Korn Ferry, além de professores doutores da Harvard Business School.

    Entre outros, destaca a entrevista com Daniel Goleman – psicólogo americano que popularizou o conceito de inteligência emocional – publicada na revista e na internet.

    Ainda neste período da revista Harvard participou de três edições das Conferências HBR Globais (Boston e Xangai) e participou do desenvolvimento de novos projetos (website HBR e iPad), eventos e seminários.

    A fase do jornal Brasil Econômico durou mais de três anos e meio. Primeiro como editora do caderno de finanças (junho de 2012/maio de 2013), depois como repórter especial, até julho de 2015.

    Léa foi finalista de alguns prêmios, entre eles, em 2013, do Prêmio Allianz de Jornalismo, com uma reportagem sobre seguros.

    Entre as coberturas mais importantes das quais participou, destaca a da eleição de FHC, em 1994, pela Folha de S.Paulo, em Brasília. Os vários furos de reportagem aconteceram principalmente entre 1998 e 2001, quando trabalhou na Gazeta Mercantil em São Paulo.

    Pouco antes de deixar o jornal Brasil Econômico, antecipou a mudança de uma regulamentação sobre crédito consignado. A notícia foi manchete do jornal e no mesmo dia o BC divulgou as novas regras.

    Léa também foi uma das primeiras jornalistas a alertar para o fato de a Caixa estar sem recursos para empréstimos imobiliários; e também tinha informações que apontavam para o Bradesco como provável comprador do HSBC no Brasil.

    Antes também teve experiência em comunicação corporativa, em duas empresas diferentes, onde teve a oportunidade de atender diversos clientes, a maioria do mercado financeiro. A passagem pelas agências LIDE Comunicação Integrada (2002/2004) e CDN Companhia de Notícias (2004/2005) faz parte desta temporada.

    Criou em julho de 2015 o blog  sobre economia, finanças, negócios, reveses do mercado e mais…. Segue em 2016 como editora da página.

     

     

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista

    http://bancosedados.blogspot.com.br/

    http://brasileconomico.ig.com.br/financas/2015-04-10/caixa-esgotou-poupanca-para-credito-imobiliario.html

    http://www.abbc.org.br/noticiasview.asp?idNoticia=4582

    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2013/pdf/res_4294_v1_O.pdf

    http://brasileconomico.ig.com.br/financas/2015-05-14/com-hsbc-brasil-bradesco-cresce-mas-nao-passaria-o-itau.html

    https://br.linkedin.com/in/lea-de-luca-84191b8