Kitty Balieiro

    Kitty Balieiro nasceu em Bauru (SP). Cursou Comunicação Social na Fundação Educacional de Bauru (Unesp) e formou-se em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, em São Paulo (SP), em 1985. Obteve sua pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), também na capital paulista.

    Mesmo antes de se formar, iniciou sua carreira jornalística na TV Bauru, afiliada da Rede Globo em sua cidade natal. Trabalhou na editoria de Esporte até 1983, quando se mudou para São Paulo e ingressou na equipe de Esporte da TV Globo. Ficou na emissora até 2008.

    Pela Globo, cobriu a Olimpíada de Los Angeles (EUA) em 1984. Já em 1988, a serviço de uma produtora internacional, cobriu os Jogos Olímpicos de Seul, na Coréia do Sul.

    Na Copa da Itália, em 1990, trabalhou para uma produtora que fornecia matérias para o SBT, no Brasil. Nesse mesmo ano, teve passagem pelo programa Vitrine, na TV Cultura em São Paulo. Também passou pela TV Record, onde trabalhou com Osmar Santos.

    De novo a serviço de uma produtora internacional, cobriu a Olimpíada de Barcelona, na Espanha, em 1992.

    Viveu dois anos e meio nos Estados Unidos e, de volta ao Brasil, retomou sua atividade, dessa vez na ESPN, com reportagens para o telejornal 30 minutos.

    Foi promovida a editora em 1998. Como correspondente da ESPN no Canadá, atuou como repórter e apresentadora para os jogos Panamericanos de 1999. No ano seguinte, foi editora dos programas Planeta água e De olho em Sydney e assumiu a chefia de Redação da ESPN Brasil. Ainda em 2000, passou a responder pelo blog Kitty Balieiro, hospedado no portal do Estadão.

    Em 22 de novembro de 2011, a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) divulgou o seu nome entre os vencedores do Troféu Ford ACEESP 2011 para receber o Troféu Regiani Ritter na categoria Especial, pelo trabalho que realiza na ESPN.

    O Troféu Regiani Ritter foi instituído pela ACEESP em 2010 especialmente para reconhecer a contribuição de jornalistas mulheres à frente da crônica esportiva.

    Da sua página de apresentação no site da ESPN, temos a informação de que Kitty Balieiro jogou basquete até a categoria juvenil com o ex-técnico da Seleção Brasileira, Antônio Carlos Barbosa, em Bauru, chegando a ser bicampeã paulista juvenil. Outra curiosidade é que se dedica ao artesanato, utilizando materiais recicláveis.

     

    Última atualização: 12/2011- Portal dos Jornalistas

    [Fontes: informações fornecidas pela jornalista; Arquivo BPress/Engel Paschoal; http://espn.estadao.com.br/kittybalieiro; site da ACEESP]