Kelen Cristina

    Kelen CristinaAlmeida do Vale nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 29 de abril de 1975. EstudouComunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciênciase Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH).

    Apaixonada por esportes, desde pequena frequentavao Mineirão com o pai. Quando decidiu pelo jornalismo, já estava certa quequeria trabalhar com esporte.

    O primeiro emprego no jornalismo foi umestágio na Assessoria de Comunicação da Fundação Forluminas de SeguridadeSocial (Forluz). Lá era a responsável pelo clipping, produção do jornalinterno, atendimento à imprensa, dentre outras atividades.

    No penúltimo semestre da faculdade, em1997, passou em uma seletiva para um curso de uma semana na redação do Estadode Minas, ministrado por uma empresa espanhola, que prestava consultoria aojornal na época. No fim do curso, eles pediram para deixar uma ficha, com aseditorias de preferência de cada um. A lista da jornalista era encabeçada pelaeditoria de esportes.

    Em janeiro de 1998, foi chamada para umtrabalho temporário de três meses no jornal para fazer a cobertura da CopaCentenário de Futebol Amador. Foiuma grande experiência para a jornalista e, dali pra frente, não saiu mais dojornal.

    Entre 1999 e 2000, conciliou o trabalhono jornal com o de Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Esportede Belo Horizonte. Nessa época, foi a responsável por editar a revista Melhoresdo Esporte, uma experiência marcante na carreira.

    Em 2001, passou a se dedicarexclusivamente ao jornal, onde permaneceu como repórter de Esportes por noveanos, quando, então, foi promovida à Subeditora do caderno.

    Alguns meses após a promoção, foiconvidada a assumir o cargo de Editora do site SuperEsportes, também do DiáriosAssociados. Ficou no cargo por um ano e, em agosto de 2010, retornou para ocaderno de Esportes e reassumiu a função de Subeditora.

    Dentre as coberturas que marcaram acarreira, destacam-se: a primeira CPI do Futebol em 2001, onde foi responsávelpor cobrir principalmente os fatos que envolviam a Federação Mineira deFutebol; as coberturas realizadas quando era Setorista do Atlético (2002 a 2004),que possibilitou um acompanhamento de perto dos acontecimentos envolvendo oclube; e a cobertura do Centenário do Atlético, em 2008, em que participou daprodução da revista de comemoração lançada pelo jornal.

    Desde 2008, Kelen assina a coluna TiroLivre (publicada às sextas-feiras no jornal), onde mostra, sob um olharespecial, oesporte em geral, especialmente o futebol.

     

    Atualizado em 16 de fevereiro de 2012- Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pelaprópria jornalista.