Josino Ribeiro

    Josino Ribeiro nasceu em Coronel Fabriciano, cidade de Minas Gerais, centro geográfico do Vale do Aço minieiro. Formou-se em jornalismo no UBM – Centro Universitário de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, em 1999.

    Começou sua carreira, quando ainda era estudante, como estagiário de um jornal diário do Sul Fluminense.

    Com o objetivo de trabalhar na televisão agarrou a primeira oportunidade que surgiu em meados de 1997 na TV Sul Fluminense, afiliada da Band na região. Começou então a descrever a trajetória no jornalismo esportivo em televisão que lhe daria destaque nacional.

    Josino lembra-se com carinho e reconhecimento desse início: “Na TV Sul Fluminense cresci profissionalmente e fui moldado para o mercado nacional. Trabalhei com uma equipe maravilhosa que me ajudou a aprender como fazer televisão”. E afirmou que essa foi umas melhores fases de sua vida.

    Depois dessa experiência, o repórter dirigiu o departamento de comunicação da Convenção Batista Brasileira, no Rio de Janeiro, onde cuidava do jornal impresso, programas de TV e ajudava na implantação da página na internet.

    Em 2002, Josino voltou a trabalhar exclusivamente em televisão, quando atuou na TV Leste de Governador Valadares – MG, na época afiliada da Rede Globo.

    Passou pela TV Alterosa, afiliada do SBT em Belo Horizonte e Rede Record, na mesma cidade, onde foi repórter de diversos telejornais como Fala Brasil, Jornal da Record e Cidade Alerta, este descontinuado na emissora.

    Em 2007, Josino conquistou uma vaga no departamento esportivo do canal SporTV da Rede Globo e onde permanece como repórter do Globo Esporte, apresenta o quadro de esportes do Bom Dia Minas e faz reportagens de eventos do canal Sport TV. Sua rotina inclui viagens pelo Brasil e América do Sul, na cobertura ao vivo ou gravando eventos esportivos como futebol e vôlei.

    Assim, já se passaram 13 anos e Josino Ribeiro é um nome de destaque no jornalismo brasileiro. “Aos futuros colegas quero dizer que o mais importante é acreditar que podemos conquistar nossos sonhos. A caminhada é difícil, mas nunca impossível. Façam o melhor. Aproveitem cada minuto de seus professores. Eles sabem como ajudar. Conquistem as melhores notas, vão se orgulhar disso no futuro.

    Josino divide com os futuros jornalistas um mensagem de esperança, em entrevista que deu ao jornal A Voz da Cidade, de Barra Mansa/RJ. “Em minha caminhada ouvi, várias vezes, que o mercado está cada vez mais acirrado e que seria uma “furada” apostarem jornalismo. Minha vida prova o contrário. Com a benção de Deus, conquistei e continuo conquistando meus objetivos. Ser jornalista é, acima de tudo, prazeroso. Formamos opiniões, temos um papel importante na sociedade, cada um de nós. Espero encontra-los em breve no batente frenético das redações”, concluiu o profissional.

    Em coberturas de carnaval Josino também atuou em Belo Horizonte. Veja nas imagens.

    Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.avozdacidade.com/mobile/noticiasDetalhes.aspx?IDNoticia=14303&IDCategoria=9