Josimar Melo

    Josimar Moreira de Melo Filho nasceu no Recife (PE), em 10 de março de 1954. Estudou Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP/SP), mas não completou o curso. É filho de Josimar Moreira de Melo (1927-1965) e irmão de Ricardo Melo e Roberto Melo, todos jornalistas.
    Foi um dos líderes do movimento estudantil Liberdade e Luta (Libelu) e diretor do Diretório Central dos Estudantes da USP/DCE Livre Alexandre Vannucchi em 1978. Foi candidato à presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1979, pela Libelu, editor da revista O Trabalho ? ligada à Organização Socialista Internacionalista (OSI) ?, e candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em 1982.
    Convidado por Lilían Pacce, passou a colaborar na Folha de S.Paulo, em 1985, sendo contratado em 1986. Paralelamente, passou pela redação da revista Gourmet. Foi o primeiro jornalista a se fazer conhecer e respeitar no Brasil como crítico gastronômico. Sua atuação transformou o tema em editoria obrigatória para revistas, jornais e programas de rádio, tevês e mídias eletrônicas. Entende que o papel do crítico gastronômico proporciona aos restaurantes a oportunidade de aprimorarem seus menus e possibilita mostrar os talentos dos profissionais brasileiros que se tornam chefs e, algumas vezes, celebridades.
    É crítico de Gastronomia da Folha de S.Paulo e sócio-diretor do site gastronômico Basilico, criado em 2001 no portal UOL, que aborda diversosaspectos da Gastronomia, como notícias, receitas, vinhos, restaurantes, colunas, viagem e charutos. É, ainda, apresentador do programa O Guia, no National Geographic Channel, chamado de Mundo Menú em sua versão em espanhol e de Word of Mouth na versão em inglês. O Guia estreou em julho de 2009 com uma programação de viagem, trazendo um mapa turístico focado na gastronomia dos locais visitados. Para montar os 13 episódios da primeira temporada do programa, gravou em Minas Gerais, Bahia e Amazonas, foi a Buenos Aires, Lima, Londres, Paris, Istambul e percorreu as regiões da Normandia, na França, Toscana e Sicília, na Itália, e La Mancha e Salamanca, na Espanha.
    Foi editor do Blog do Josimar, alocado no portal UOL, entre 2010 e 2011. Em 2012 passou a escrever a coluna Os Recomendados de Josimar para o site Restorando. Colabora também com diversas publicações, como a revista Prazeres da Mesa, onde assina uma coluna.
    Agitador cultural, criou eventos importantes para a Gastronomia brasileira, como o Boa Mesa, o Mais Paladar e o Prêmio Brasil Gastronomia. Produz todos os anos uma nova edição do Guia Josimar Melo ? desde 1992; já teve outros nomes e foi publicado por diferentes editoras, ultimamente pela DBA ? e o Flavour Guide: Lugares especiais, sabores únicos (BBD, desde 2009), com indicação de restaurantes, bares, cafés, lojas e serviços para gourmets. O Guia Josimar Melo está disponível na Internet, em site do portal UOL, assim como o blog Flavour Guide.
    Publicou ainda os livros Berinjela se escreve com J (DBA, 1999), Vinhos: Um guia básico (Publifolha, 1999), A cerveja (Publifolha, 2000), e Emmanuel Bassoleil: Uma cozinha sem chef (DBA, 2006), com Nirlando Beirão, Mauro M. Alves, Saul Galvão, J. A. Dias Lopes e o fotógrafo Sergio Pagano. Leciona História da Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi (SP) e é membro do comitê organizador do júri latino-americano na eleição dos cinquenta melhores restaurantes do mundo, realizada anualmente pela revista londrina Restaurant.
    Atualizado em novembro de 2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Jornalistas&Cia, Edição 871 – de 7 a 13 de novembro/2012