José Simão

    José Simão nasceu em 31 de dezembro de 1943, em São Paulo (SP), filho de árabe com loura, como gosta de dizer, completando: “Deu macaco na cabeça!”. Em 1969, ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, mas desistiu do curso no terceiro ano. Logo depois foi viver em Londres, na Inglaterra, onde chegou a escrever textos para a BBC.
     
    De volta ao Brasil, foi trabalhar para uma editora, produzindo material para a 19ª Bienal de São Paulo, em 1987. Ficou sabendo de uma vaga na Folha de S.Paulo, apresentou-se para os testes e foi chamado para uma vaga no caderno Ilustrada, trabalhando junto com Lílian Pacce e Zeca Camargo. Logo depois, assumiu uma coluna sobre televisão, na penúltima página do caderno, acima da seção de Quadrinhos. É o espaço mais lido do jornal.
     
    Também atua na tevê do portal UOL, com a coluna Monkey News, com Rodrigo Flores, e o programa de web-rádio Ondas Latinas, e na BandNews FM (SP), com o Buemba! Buemba!, que tem participação e apoio de Ricardo Boechat, Tatiana Vasconcellos e Eduardo Barão. Foi anunciado como contratado pela RedeTV! em novembro de 2011, foi apresentado como comentarista do RedeTV! News, mas nem chegou a estrear na programação da emissora. Em junho de 2012, sua coluna passou a ser reproduzida no jornal mineiro Hoje em Dia.
     
    Acredita ser um precursor do humor jornalístico, com texto oral, rápido e visual, bastante utilizado hoje. Todas as suas colunas tratam de forma humorística temas corriqueiros do Brasil e do mundo, abordando o que considerada ser os três temas preferidos do brasileiro: sexo, futebol e política. Popularizou as expressões: Buemba! Buemba!, Esculhambador-geral da RepúblicaPaís da piada prontaVou pingar o meu colírio alucinógeno, Hoje, só amanha e Nóis sofre, mas nóis goza!, entre outras.
     
    Lançou os livros Macaco Simão no Cipó das Onze (Iluminuras, 1991), Guia do Llamagate ou Macaco Simão na República das Bananas (Iluminuras, 1992), Macaco Simão no Tetra (Iluminuras, 1994), Nóis Sofre Mas Nóis Goza (Iluminuras, 1999), No País da Piada Pronta (Editora do Bispo, 2007) e A Esculhambação Geral da República (Agir, 2011).
     
    Venceu o Prêmio Comunique-se 2010, na categoria Colunista de Opinião.
     
    O jornalista humorístico segue em 2015 com seus comentários irônicos nas Folha de S. Paulo, na rádio BandNews com o quadro Buemba! Buemba!, Jornal Hoje em Dia   de Belo Horizonte (MG), na TV UOL com a coluna Monkey News e Rede TV!. Seus comentários também podem ser lidos na Folha Online, além de assinar o Blog do Simão.
     
    Em 2015 foi eleito entre os 'TOP 50' dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros'. Votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.
     
     
    Atualizado em dezembro de 2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: