José Rezende Mahar

(1951, no Rio de Janeiro/RJ  9/6/2016, no Rio de Janeiro/RJ)
 
José Benedito Rezende de Ribeiro Filho, ou Mahar, como era mais conhecido no segmento, morreu aos 65 anos, no final da tarde de 9/6/2016, no Rio de Janeiro. Lutava há tempo contra problemas renais. Célebre por seu invejável conhecimento sobre aviões, barcos, motos e carros, principalmente os clássicos, ficou marcado entre os amigos pela irreverência e respeito no trato com os demais. Seu corpo foi sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio.
 
José Rezende Mahar escreveu por mais de 35 anos sobre Indústria Automotiva, desde 1980: veículos: carros, motos, lanchas, caminhões e ônibus, sejam eles atuais ou clássicos.
 
Editou vários cadernos de automóveis ao longo de sua vida profissional, tais como a Manchete, Gazeta Mercantil, o setor de lanchas da Motor 3, além de colaborar frequentemente no Globo, Jornal Do Brasil, O Dia, Transporte Mundial, Mar, Vela E Motor, Automóveis Antigos e O Radiador, órgão do Veteran Car Club do Rio de Janeiro. Colaborou no passado com o site WebMotors.
 
Além de pioneiro na realização de testes instrumentados com barcos a motor, também foi piloto de moto, organizador de competições, chefe de equipe de corridas e mecânico. Em suma, um homem que viveu o encanto da máquina e o feitiço do asfalto em sua totalidade, que sente a emoção dos motores a fundo.
 
Lançou o blog Mahar Press em oito de julho de 2008. Em janeiro de 2012 o blog decolou e ultrapassou 400 mil acessos, no mês. Em comemoração, o editor publicou matéria sobre um Ford Modelo A 1930 muito especial, que pertence ao ex-campeão mundial de rali Juha Kankkunen.
 
Em janeiro de 2013, o blog registrou no salto: 900 mil acessos aferidos pelo Blogger, do Google, além de duas mil matérias publicadas em dois anos e meio de existência.
Em nova comemoração José Rezende Mahar postou a matéria que introduz as avaliações de 2013, com a análise do câmbio automatizado de dupla embreagem do novo Ford Ecosport, o primeiro em um carro fabricado no Brasil.
 
A partir de 2009 Mahar passou a compartilhar informações de seu blog com os leitores do site Pista de testes, pilotado pelo jornalista Guilherme Lages, editor responsável do site.
 
Mahar  morreu aos 65 anos, no final da tarde de 9/6/2016, no Rio de Janeiro. Lutava há tempo contra problemas renais. Célebre por seu invejável conhecimento sobre aviões, barcos, motos e carros, principalmente os clássicos, ficou marcado entre os amigos pela irreverência e respeito no trato com os demais. Seu corpo foi sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio.
 
Atualizado em Junho/2016 – Portal dos Jornalistas
 
Fontes:
Jornalista&Cia – Automotiva / Edição 190 – 25 a 31 de janeiro de 2013
Jornalistas&Cia: Notícia em 31 janeiro de 2012

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *