José Luiz Prévidi

    José Luiz Gulart Prévidi, nasceu no Rio de Janeiro no dia 20 de maio de 1954. Em 1974, Prévidi passou no vestibular para duas faculdades: Filosofia (FAMECOS/PUCRS, Turma de 1980, Porto Alegre, RS) e Jornalismo (também na PUCRS, Turma de 1980). Cursou as duas faculdades, mas a sobrecarga fez com que ele desistisse da Filosofia. Seguiu com o sonho de ser jornalista.

    Jornalista há 40 anos e escritor, com 10 livros publicados, circulou por diversas áreas do jornalismo, da reportagem à assessoria de imprensa. Atuou nas redações dos jornais Diário de Notícias, Correio do Povo e Zero Hora, na rádio Farroupilha, em assessorias políticas e editou a revista Press Advertising.

    Em 1966 mudou-se com a família para o Rio Grande do Sul.

    O primeiro emprego no meio jornalístico foi como repórter do Diário de Notícias, onde permaneceu por dois anos, até a data de fechamento do jornal: 31 de dezembro de 1979. Neste mesmo período, ainda atuava na Rádio Farroupilha e em uma agência de propaganda.

    Teve uma rápida passagem pelo Correio do Povo e trabalhou durante três anos na editoria de Política da Zero Hora. Depois, voltou para o Rio de Janeiro para atuar na área de assessoria de imprensa do Palácio Guanabara, durante o governo de Leonel Brizola.

    Editou e produziu diversas publicações pela Sinal Comunicações. Em 2000, foi convidado por Júlio Ribeiro para ser editor da revista Press, função que exerceu até 2004.

    Botafogo e Colorado e colecionador de copos, ele costuma ir ao Brique da Redenção aos domingos em busca de relíquias. Quando questionado sobre o que mais lhe dá prazer, o jornalista não hesita ao responder: “Escrever! Simplesmente adoro o que eu faço!” E, no fim das contas, este é o conselho que, por diversas vezes, ouviu da mãe, sempre ela: faça aquilo que você gosta.

    A filosofia de vida do jornalista se resume na única frase: “Não leve a sério quem não sorri.” E foi exatamente com esta proposta que 2003 ele criou o site www.previdi.com.br , onde pratica o jornalismo de opinião, sempre de uma forma leve, descontraída e despretensiosa. No ano passado, informou ele, a página registrou uma média de 800 mil acessos mensais, totalizando quase nove milhões de visitas, oriundas de 38 países. O site irá completar 12 anos no ar, em agosto de 2014.

    Edita também O Blog do Prévidi com foco em comportamento, política, economia e comunicação – rádio, TV e jornal. “Tudo, dentro do possível, com bom humor. Conto apenas com uma sólida “rede de colaboradores” em todo o país, que assegura informações exclusivas para a atualização diária”, explica.

    Venceu o Prêmio Press – Jornalista de Web em 2006, 2010 e 2012.

    Lançou os livro: 10 Anos às Ganhas!, 200 Piadinhas para Ler na Viagem, 200 Piadinhas para Ler nas Férias, 200 Piadinhas Contra Qualquer Crise, Apaixonados por Porto Alegre – personagens do centro, Tempos do Róseo – Histórias de Jornalistas (2004); 15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda Mais Feliz (2008); A Revolução da Minha Janela (2008); e Porto Alegre é Assim! (2009). Farofa com Pimentão – Histórias de Praia (2009).

     

     

    Atualizado em junho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.previdi.com.br/livros.htm

    https://www.blogger.com/profile/03546929087843617565

    https://www.facebook.com/joseluiz.previdi/about

    http://www.coletiva.net/site/perfil_detalhe.php?idPerfil=369