José Eduardo Romanini

    José Eduardo Romanini Domingos nasceu em Adamantina (SP) e mora na capital paulista. Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/SP, em 1997, é especialista em estatísticas de futebol. 

    Completa em setembro de 2016, doze anos de atuação no Futebol científico com a análise de dados estatísticos que permite aos times montar boas equipes e enfrentar situações adversas da partida.

    Para tanto, criou em 2004, a Footstats – empresa de estatísticas de futebol e principal site de estatísticas do esporte bretão [da antiga Britânia – nome dado à Inglaterra pelos romanos]. Líder no mercado brasileiro a empresa tem como clientes Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, São Bernardo e Santo André.

    Com um software o sistema de estatísticas próprio desenvolvido com a união da Round Sunday com a SkySoftware, a Footstats é um banco de dados amplo, possui aplicação especialmente para o futebol.

    Reúne 25 funcionários em sua sede na zona oeste de São Paulo e monitora em tempo real partidas das Series A e B, da Copa do Brasil, dos Campeonatos Paulista, Carioca, Mineiro, Gaúcho, além da Libertadores e jogos da seleção brasileira.

    Acompanha mais de 50 campeonatos de futebol por ano, incluindo os latino americanos e europeus. Maior empresa da América Latina no segmento desde 2008, oferece suporte a times, agentes e empresas de mídia do mundo inteiro que investem no futebol brasileiro. “Nossa empresa tem como meta a criação de um banco de dados preciso que responde a todas as perguntas sobre o futebol latino americano”, afirma ele.

    O sistema de Romanini permite que ele informe, por exemplo, quantos dribles Neymar deu no último campeonato, o índice de acerto de passes do volante Marcos Assunção, do Palmeiras, o número de lançamentos de Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, e as finalizações do atacante Leandro Damião, do Internacional.

    “Numa única partida, meu sistema gera mais de 2 mil informações”, diz ele. É com esse arsenal de dados, acumulado ao longo dos anos, que Romanini traça o perfil dos jogadores que interessam aos clubes. Amparado nas estatísticas, o cartola pode comparar e decidir, de forma objetiva, se o investimento vale a pena.

    A estatística é parte da recente revolução de gestão ocorrida no futebol. Com os números é possível também concluir que a maior parte dos gols ocorre entre o 16º e o 30º minuto do segundo tempo. Pode-se também contratar jogadores a partir de seus índices de desempenho.

    Além da cobertura exclusiva sobre o futebol, Footstats disponibiliza aos seus usuários conteúdo detalhado com dados estatísticos, tabelas e acompanhamento de resultados de esportes como MMA, Automobilismo, Basquete e Vôlei.

    Ele estreou em primeiro de abril/2016 na bancada do programa Raio Fox na Fox Sports. A nova atração das noites de sexta-feira do canal será comandada por Paulo Vinícius Coelho, o PVC, ao lado Mauro Beting e tem assegurado com a participação de Jose Eduardo Romanini a análise das estatísticas de cada jogo e jogador participante da partida comentada. E traz uma visão diferenciada das táticas no mundo do futebol.

    O trio irá explicar e analisar jogadas, lances e resultados com números, gráficos e muita interatividade.

     

    Atualizado em Abril/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações da Assessoria de imprensa, Spokes Man, por Mauricio Storelli.

    https://br.linkedin.com/in/jos%C3%A9-eduardo-romanini-domingos-53b6866b

    http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2012/02/futebol-com-estatisticas.html

    http://www.footstats.net/institucional/#a-empresa

    https://www.facebook.com/joseeduardo.romaninidomingos.3