José Eduardo de Carvalho

    José Eduardo de Carvalho nasceu em São Paulo, capital, morou em Madrid, trabalhou no “saudoso” Jornal da Tarde e no programa Redação SporTV.

    Desenvolveu a carreira na imprensa esportiva. Quando o Estadão reforçou seu time para a Copa das Confederações, José Eduardo de Carvalho, passou a assinar a coluna 500 dias antes da Copa, em parceria com o espanhol Carles Martí, publicitário, designer e professor, nascido em Valencia, que morou muitos anos em São Paulo e hoje trabalha em Barcelona. Juntos os dois promovem um debate sobre futebol, cultura, política e economia.

    Participou ainda de vários livros sobre o jornalismo esportivo, entre eles o Diálogo internacional sobre futebol, que traz toques de política, economia e cultura. Organizado por Sergio Vilas Boas, traz a análise de Mauro Beting, José Cruz, Flavio Gomes, Elias Awad, Denise Mirás, Cláudia Coutinho, além de José Eduardo.

    Em maio de 2005 a Summus Editorial lançou o livro Formação & informação esportiva, segundo volume da coleção Formação e Informação – Jornalismo para Iniciados e Leigos.

    A coleção foi organizada por Sergio Vilas Boas, que convidou articulistas especializados que discutem fundamentos e histórias sobre futebol, vôlei, tênis, iatismo, natação, atletismo, handebol e fórmula-1. Os artigos enfocam Esportes sem perder de vista a ética, o marketing, a linguística e a política. Entre eles, saindo dos gramados, José Eduardo Carvalho, está no artigo em O discurso esportivo, onde aborda as evoluções e involuções do linguajar da imprensa.

    As outras assinaturas são de Denise Mirás, que cobriu seis olimpíadas, no artigo Personagens e personas, com o qual destaca a diversidade de biografias que povoam o atletismo. Cláudia Coutinho conta no artigo Assessorias especializadas que patrocinadores e assessorias de comunicação mantêm relacionamento “íntimo” com repórteres e editores. José Cruz investigou as políticas do esporte e descobriu em Os esportes da política. Flávio Gomes adentrou o mundo da Fórmula 1, no artigo De máquinas e homens.

    José Eduardo lançou três livros da coleção 150 Anos de Futebol pela Sesi-SP Editora. No livro que abre a coleção, O Jogo, José Eduardo faz uma análise sobre o esporte, durante as comemorações dos 150 anos como football association, edição que traz o prefácio do ex-jogador Tostão. Para a mesma coleção José Eduardo de Carvalho também escreveu Dinheiro sobre o potencial econômico do futebol.

    Em 2013 a SESI-SP Editora, lançou Futebol- geopolítica da bola, no qual José Eduardo de Carvalho faz uma análise detalhada do esporte que deflagrou conflitos e também superou guerras, e assim acabou se tornando uma peça essencial do intrincado jogo da diplomacia e da geopolítica mundial. Além de um potencial econômico extraordinário, o futebol pode trazer a reboque uma valiosa contribuição para a paz mundial

     

     

    Atualizado em dezembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://futpopclube.com/2013/03/27/colecao-150-anos-de-futebol/#more-16130

    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,copa-do-mundo-e-tema-de-discussao-no-novo-blog-do-estadao,1042801,0.htm