Jorge Pontual

    Jorge Alexandre Faure Pontual nasceu em Belo Horizonte (MG), em 4 de novembro de 1948. Formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), iniciou a carreira na agência de notícias Reuters, trabalhando posteriormente para o Jornal do Brasil.
    O primeiro trabalho na TV Globo foi como editor do Jornal Internacional, em 1972, saindo pouco tempo depois para trabalhar como repórter e editor na extinta Bloch Editores. Além disso, escreveu para O Globo e ficou por mais de cinco anos no Jornal do Brasil, onde ocupou diversas funções, como copy-desk, subeditor, editor de Internacional e chefe de Redação.
    O retorno à TV Globo ocorreu em 1983, onde assumiu como editor-chefe do Jornal da Globo, cargo que ocupou por um ano até passar para chefia da equipe do Globo Esporte, onde manteve-se até 1996. Em meados da década de 90, à convite do então diretor de jornalismo Evandro Carlos de Andrade, passou a chefiar o escritório da Globo em Nova York, nos Estados Unidos, chegando a conciliar o cargo com o de correspondente para a revista Época.
    Desde 1998, além do trabalho de correspondente, faz matérias para o programa Sem Fronteiras e participa da equipe de repórteres do programa Milênio, ambos da GloboNews, e faz diversas reportagens para outros telejornais da emissora.
    Jorge Pontual possui um blog, o New York On Time, alocado no portal Blogger, onde divulga suas matérias desde junho de 2005.
    Atualizado em fevereiro/2012 – Portal dos Jornalistas.
    Fontes: