Jocélio Leal

    Jocélio Leal é natural de Fortaleza, Ceará, nasceu em 25 de julho de 1973. Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1997. Concluiu pela mesma instituição especialização em Marketing.  É mestrando em Jornalismo pelo ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (Portugal).

    Começou no jornalismo no jornal Tribuna do Ceará em 1993. Depois foi repórter do jornal O Povo, escrevendo para Economia e Vida & Arte (Segundo Caderno). No O Povo foi editor de Publicidade e Propaganda, Turismo e Primeira Página.

    Fora do jornalismo foi assessor de comunicação no Governo do Ceará, na OAB-CE e da Liderança do PSDB no Senado da República (1999-2000).

    De volta ao O Povo, em 2001, assumiu como colunista de economia passando a assinar a Coluna Vertical S/A que trata de temas ligados à economia e veículos. Desde 2001 também é editor-executivo do Anuário do Ceará.

    Por mais de nove anos foi professor de Jornalismo na Universidade de Fortaleza (Unifor), entre 2002 a 2012.

    Em novembro de 2007, estreou na apresentação do programa Vertical S/A, na TV O Povo afiliada da TV Cultura em Fortaleza. O nome do programa foi retirado da coluna de Jocélio no jornal e também é transmitido nas rádios O Povo-CBN e Calypso FM.

    Em janeiro de 2012 o jornal O Povo anunciou mudanças em seu Núcleo de Negócios. A partir de fevereiro Jocélio Leal assumiu como editor-executivo e manteve coluna semanal no segmento.

    Em abril do mesmo ano o jornal lançou a revista Cenário, publicação trimestral com a meta de reunir a cada edição histórias sobre política, economia, cultura, gastronomia, comunicação e pessoas de Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. O novo impresso chegou sob o comando do editor-executivo Jocélio Leal.

    Na trajetória no jornalismo Jocélio conquistou prêmios e reconhecimentos. Foi vencedor duas vezes do Prêmio Apimec – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, na categoria Profissional de Comunicação. Em outubro de 2012 a ExxonMobil anunciou entre os trabalhos escolhidos para disputar a final do Prêmio Esso, na categoria Informação econômica, a reportagem desenvolvida em equipe para o jornal O Povo, de Fortaleza, formada pelos jornalistas Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Andreh Jonathas, Ranne Almeida, Hébely Rebouças e Luar Maria Brandão, e Jocélio Leal. Ele foi finalista do Prêmio Comunique-se 2013, na categoria Colunista de Notícia; e de novo é cotado entre os finalistas para 2014.

    Em 2014 prossegue na trajetória no Grupo de Comunicação O Povo iniciada em julho de 1994, completando 20 anos de dedicação e ocupa o cargo de editor do Núcleo de Negócios e Editor de Veículos, além de colunista e apresentador de programas na televisão e rádio do grupo. Tem participações em edições especiais da newsletter Meio & Mensagem.

     

    Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações divulgadas por Jornalistas&Cia em 2012.

    http://br.linkedin.com/pub/joc%C3%A9lio-leal/58/6a3/1b2