João Veloso

    João Gildasio Veloso Meira nasceu em Montes Claros, MinasGerais, em 03 de maio de 1980. Estudou Comunicação Social com ênfase emJornalismo na Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE/ MG). Também égraduado em Ciências Sociais e em História pela Universidade Estadual de MontesClaros (Unimontes/ MG).  Na mesmaUniversidade, especializou-se em Filosofia Moderna e Contemporânea.

    O primeiro emprego no jornalismo foi como representantecomercial e repórter do Jornal Gazeta Comercial, na cidade de Montes Claros, em1998. Fez muitos estágios na área, entre eles na redação e apresentação do JornalFunorte, da Rádio Metrópole FM. Também foi estagiário na TV Geraes (afiliada daTV Cultura) e na Rádio Montes Claros (98 FM), onde era responsável pela redaçãodos noticiários transmitidos diariamente.

    Em 2000, entrou no Jornal de Noticias como estagiário epassou por todas as editorias do diário. Depois de, aproximadamente, dois mesesfoi contratado como repórter.

    Paralelamente a esses trabalhos, também foi editor doFanzine Looping Universitário, do Informativo do Hospital Aroldo Tourino e doJornal Saúde. Além de atuar como produtor dos noticiários da Rede InterTV,afiliada da Rede Globo em Montes Claros. Foi convidado, em 2010, para sercorrespondente do Jornal Integração da Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte.

    Atualmente, responde pelas editorias de Cidade e Nacional doJornal de Notícias, além de ser professor e responsável pelo Cursos Visão,empresa de cursos de qualificação profissional com sede em Montes Claros.

    Ele considera importante, no decorrer de sua carreira, oprivilégio de conhecer mais de 89 municípios, que compõem a região de Norte deMinas. Além de conhecer a realidade de outros estados, como Pernambuco, Bahia,Alagoas, Rio de Janeiro. Já em São Paulo, ele fez umas das coberturas queconsidera marcantes: a final da Liga Nacional de Vôlei, no jogo com atuação daequipe de Montes Claros contra a Cimed Esporte Clube, de Florianópolis, SantaCatarina, em 2010.

    O jornalista foi homenageado pelo Salão Nacional de Poesia,Psiu Poético, por suas colaborações para a realização ao longo do ano. O eventoé o único no gênero que resiste há 25 anos, ininterruptamente, com poetasparticipantes de Montes Claros, de vários estados brasileiros e de outrospaíses também. Outra homenagem recebida foi pela Guarda Mirim de Montes Claros,com o diploma em reconhecimento a divulgação da entidade. A honraria foiconcedida em dezembro de 2002 e novamente entregue em outubro de 2011.

    Entre os seus hobbies estão:­ jogar tênis e fotografarpaisagens nas viagens que faz ou do cotidiano.

     

     

    Atualizado em 27 de agosto de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG.

    Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.