Jan Theophilo

    Jan Theophilo nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj) em 1993.
     
    Trabalhou como repórter no Jornal do Brasil (RJ) entre 1993 e 1998. Passou então para O Dia (RJ), onde ficou até o ano 2000. Deixou o jornal para fazer parte da equipe que lançou o site pioneiro NO.: Notícia, Opinião e Ponto, lançado por Marcos Sá Corrêa ainda em 2000. Conquistou o Prêmio Unesco Mídia da Paz 2001, na categoria Webjornalismo. Fez coordenação de Comunicação para a seção carioca do Partido do Movimento Democrático Brasileiro nas eleições de 2002.
     
    Foi para O Globo (RJ) em fevereiro de 2003, onde chegou a coordenar a cobertura de eventos complexos, como o Carnaval, a Copa do Mundo de Futebol e a celebração da véspera de Ano Novo no Rio no Rio de Janeiro. Em julho de 2006 passou para a revista Veja (SP), onde foi editor-adjunto da coluna Radar, colaborando na criação da primeira versão digital da coluna.
     
    Retornou a em O Dia em junho de 2007, assinando a coluna Informe do Dia, sobre Política e Economia carioca. Após deixar o jornal, tornou-se diretor da FSB Comunicações, onde teve como clientes o Ministério do Turismo, o Grupo ABC, a Editora LeYa,a Fundação Getulio Vargas e a Andrade Gutierez. Ainda na área da Comunicação Corporativa, foi assessor de Comunicação da Fiat Automóveis, entre agosto de 2011 e janeiro de 2013, e gerente de Conteúdo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014.
     
    Voltou às redações para ocupar o cargo de diretor de Redação da Editora Todas as Culturas, especializada no segmento editorial de Luxo, onde permaneceu de janeiro de 2014 a novembro de 2016. Em junho do mesmo ano, criou – com o designer Junior Serpa – e passou a editar o site Jabuticaba: Experiências de Viagem, onde apresenta “histórias de quem realmente esteve nos lugares mais bacanas do planeta, viu, comeu, bebeu quase de tudo, e agora pode compartilhar”. Estreou, em dezembro de 2016, o JabuticabaTube, canal no YouTube onde conta causos de viagem em vídeos curtos, de três minutos em média.
     
     
    Atualizado em fevereiro de 2017
     
    Fontes: