Isabelle Moreira Lima

    Isabelle Moreira Lima formou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE), em 2002. Em 2012 concluiu o curso de História da Música na University of Chicago (EUA). Pela Northwestern University, em Illinois (EUA), finalizou em 2013 o curso de Escrita Criativa em Não-Ficção.
     
    Ainda na universidade, participou da produção, gravação e edição do documentário Da Barra ao Caça, sobre o litoral de Fortaleza (CE). O trabalho acadêmico acabou sendo veiculado pela TVC (CE).
     
    Começou a carreira na TV Diário (CE), em janeiro de 2001, com uma entrada ao vivo sobre o carnaval de Guaramiranga (CE). Na emissora, foi repórter especial do telejornal matinal Alô Fortaleza, apresentadora substituta do telejornal noturno Diário na TV, produtora do programa Show Gourmet e apresentadora do Encontro, sobre o mercado publicitário local. Deixou a emissora em janeiro de 2002.
     
    Em outubro de 2001, começou na redação de O Estado (CE), onde foi repórter e editora de Economia, enquanto se preparava para o concurso de treinamento da Folha de S.Paulo. Passou, deixando Fortaleza em julho de 2003 rumo a São Paulo (SP).
     
    Foi repórter da Folha de S.Paulo entre agosto de 2003 e março de 2008, período em que trabalhou nos cadernos Cotidiano, Ilustrada, Folhateen, Guia da Folha e na coluna Mercado Aberto. Entre 2003 e 2004, foi setorista na Prefeitura do Município, acompanhando diariamente a agenda da então prefeita Marta Suplicy.
     
    Transferiu-se para o portal G1 para ocupar o cargo de assistente de Política e Economia, acumulando também a chefia de Reportagem. Coordenou a equipe de eleições em 2008 em São Paulo e nas sucursais do Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), além de toda a operação da redação no dia das eleições.
     
    Em seguida, passou à subeditoria de Empresas do Brasil Econômico (SP), responsável pela pauta, chefia de reportagem e edição do jornal, onde permaneceu até julho de 2011.
     
    Na fase de estudos nos Estados Unidos (Chicago e Illinois), entre agosto de 2011 e agosto de 2013, atuou como correspondente freelancer. De lá escreveu sobre temas e personalidades dos Estados Unidos para jornais, revistas e portais do Brasil. Fez colaborações para a Folha de S.Paulo (Serafina), Status, Capricho, Monet, Poder/Joyce Pascowitch e Capital Aberto, além de colaborar com o portal Terra, onde cobriu da reeleição de Barack Obama para a Presidência dos Estado Unidos.
     
    Na volta ao Brasil fez uma segunda passagem pelo jornal Folha de S.Paulo, trabalhando como repórter do caderno Ilustrada, em setembro de 2013, função onde que manteve até janeiro de 2015.
     
    Ingressou, em abril de 2015, na redação de O Estado de S.Paulo como repórter do caderno Paladar, responsável, entre outras matérias, pela cobertura de vinhos e a produção de paineis de hamonização e degustação mensais. Passou, em agosto de 2016, a assinar a coluna Saca essa rolha, com notícias do mundo do vinho.
     
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes:
    Edição 1.066 do Jornalistas&Cia