Isabela Boscov

    Isabela Boscov é formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, começou a carreira no Jornal da Tarde. Mora em Nova York.

    Com passagens pela BBC, ao longo da carreira, Isabela já trabalhou em todas as áreas dentro de uma redação: repórter, revisora, atuou no fechamento da edição, editora-assistente, editora-adjunto e, finalmente, editora-chefe.

    Trabalhou também no caderno Ciência da Folha de S.Paulo e na revista Cine SET, onde permaneceu até 1999, ano em que chegou à Veja, onde atualmente é editora e responsável pela sua área de cinema.

    Ela assiste, em média, de oito a dez filmes por semana. Isabela vive em Nova Iorque para facilitar o acesso aos filmes a serem lançados, premières e contato com este universo tão vasto e rico nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira, Isabela já entrevistou pessoalmente celebridades do cinema como Steven Spielberg, Harrison Ford e Mickey Rourke e Clint Eastwood.

    De volta dos Estados Unidos em 2011 para reuniões na revista contou suas experiências profissionais e sua opinião sobre o jornalismo cinematográfico aos alunos da Faculdade Cásper Líbero. Na entrevista falou da escolha pelo cinema: “a paixão pela sétima arte foi despertada quando assistiu ao filme 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, quando tinha 13 anos, no cine Comodoro, na região central paulistana. Abordou ainda a carreira, a crítica cinematográfica e muito mais.

    Semanalmente, as críticas de cinema de Isabela Boscov estiveram presentes nas páginas da revista Veja, lidas por milhares de pessoas. Os mais tecnológicos podem, ainda, conferir tais observações no videocast que ela mantém em sua coluna no site da publicação.

    Foi uma das indicadas para o prêmio Comunique-se 2013 na Categoria Ambev – Jornalista de Cultura – Mídia impressa.

    Isabela Boscov, deixou a revista Veja em maio de 2015. Ela que ali começou em setembro de 1999, respondendo inicialmente pela parte de cinema, e que, a partir de 2010, também acumulou as funções de editora executiva, respondendo por Artes & Espetáculos. Ainda que anunciada a sua saída ela permanecerá como colaboradora, detalhes que irá definir tanto para a revista impressa quanto para o online

     

    Atualizado em maio/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://veja.abril.com.br/blog/isabela-boscov/

    http://dimitresoares.blogspot.com.br/2011/01/isabela-boscov-critica-que-faz-o-cinema.html

    http://rota2014.blogspot.com.br/2015/01/birdman-mais-extraordinaria-viagem-do.html

    http://portal.comunique-se.com.br/index.php/em-revista/72329-premio-comunique-se-2013-confira-a-lista-de-indicados