Hildegard Angel

    Hildegard Beatriz AngelJones Bogossian nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 24 de setembro de 1949. Filha da estilistaZuzu Angel e irmã de Stuart Angel, ex-militante político, a vida de Hilde, comoé conhecida, foi marcada pela tragédia que abalou sua família na época da ditaduramilitar no Brasil.

    Seu irmão envolveu-se na lutaarmada contra a ditadura, foi preso, torturado, morto e dado como desaparecidopolítico, aos 25 anos de idade, em junho de 1971.

    Desde então, sua mãe passoutodos os anos de sua vida em busca do corpo do filho, o qual nunca foiencontrado. Ela cobrava explicações das autoridades e chegou a envolvercelebridades internacionais em campanhas contra a ditadura. Zuzu morreu em1976, vítima de um acidente de automóvel que provocou muitas suspeitas e nuncafoi devidamente esclarecido.

    Nas décadas de 1960 e 1970, Hildetrabalhou como atriz de teatro, cinema e televisão. Passou, então, a trabalharcomo colunista social, permanecendo por mais de 30 anos no jornal O Globo. Foiela quem identificou e conceituou a chamada ?sociedade emergente?. Foi ela tambémquem passou a ilustrar as colunas sociais com fotografias, hábito que sepopularizou na maioria das colunas do país.

    Em 2003, transferiu-se para oJornal do Brasil, onde permaneceu até 2010. Atualmente, mantém um blog noPortal R7.

    Preserva sua ligação com amoda através do Instituto Zuzu Angel, que fundou em 1993 para prestar apoio aosprofissionais do setor. Preside ainda a Academia Brasileira de Moda.

     

    Última atualização: 08/2011

     

    [Fonte: Blog pessoal deHildegard Angel http://noticias.r7.com/blogs/hildegard-angel/perfil/]