Henrique Andrade Camargo

    Henrique Andrade Camargo nasceu em São Paulo, capital. É bacharel em Jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado, Fiam/SP desde 1998. Concluiu em 2012 pós-Graduação em Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade pela Fundação Instituto de Administração, FIA/USP.

    Começou a trajetória no jornalismo em 1997 como estagiário na assessoria de imprensa Textos&Ideias, ajudando no atendimento a peças teatrais e eventos no Sesc.

    Entre setembro de 2000 e abril de 2005 foi repórter e editor Abril, em São Paulo. Na editora passou por várias revistas.

    Para a revista Superinteressante fez a reportagem sobre o mercado de drogas no Brasil que em equipe ganhou Medalha de Ouro do prêmio internacional Malofiej, o oscar da infografia (em 2005), concedido pela Universidade de Navarra (Espanha). O trabalho também foi publicado em uma edição especial dos 20 melhores artigos em História, da Superinteressante.

    No mesmo período trabalhou para o PSC e PSC On-line (Para Seu Conhecimento) como repórter, editor e fotógrafo, informativo digital dos funcionários da Abril, com notícias, campanhas, promoções e o dia a dia na do Grupo Abril. Foram quatro anos de dedicação.

    Na editora passou ainda pelas revistas: SuperSurf onde destaca a reportagem que ganhou o título de O ataque do Grande Tubarão Branco, Viver Psicologia e VIP.

    Passou por Mídias Digitais como, Minha Londres que criou em maio de 2007 e manteve até abril de 2009 com assuntos nacionais da capital londrina destinado a leitores internacionais. A paixão pela cidade faz a costura dos temas abordados com informações de roteiros e acertos adotados que valem de exemplos para o Brasil nas comparações que ele proporciona para o outro lado das questões. Foi um blog de dedicação pessoal focado na experiência de vida em Londres e curiosidades sobre a cidade.

    Por mais de sete anos trabalhou para o Mercado Ético, neste período, de março de 2008 a 2/2015, vivendo em São Paulo.  Foi editor-chefe, diretor(a) de redação do site que trata de temas nas áreas de sustentabilidade, negócio verde, alterações climáticas, entre outros. Ali atuou em várias frentes, como: – coordenação da equipe de jornalistas e blogueiros, equipe de TI, conteúdo de mídia social, além de redação, entrevistas, produção de artigos, criação e coordenação de novos negócios, no segmento “verde”.

    Henrique deixou no final de fevereiro de 2015 o cargo de diretor de Redação do site Mercado Ético. A convite da presidente Christina Carvalho Pinto, passou a atuar como consultor de projetos especiais da Conteúdos com Conteúdo, empresa dona da marca Mercado Ético no Brasil, ligada ao Grupo Full Jazz.

    Criou segue trabalhando o site Zoropeando.com sobre viagem e lazer que anuncia irá para o ar em abril/2015, um domingo. Para divulgar o site criou um facebook do no qual convida: “Quer Zoropear? Então você está no lugar certo. Aqui, levamos até vc a rica história da Europa, assim como sua bela arquitetura e divina gastronomia”. No face enquanto “esquenta” a estreia do site, zoropeia pela Europa apresentando lugares aqui e ali, mostrando o que ver e onde.

    Escreve diretamente de Praga, a capital da República Checa, situada na margem do rio Vltava e conhecida como “cidade das cem cúpulas”.

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    32800058

    https://br.linkedin.com/in/henriqueandradecamargo

    http://www.revistameioambiente.com.br/2009/02/04/a-hora-da-bicicleta-uma-licao-la-de-fora/

    http://minhalondres.blogspot.com.br/

    www.mercadoetico.com.br

    [email protected]