Haroldo de Souza

    Haroldo Joaquim de Souza nasceu em Jacarezinho (PR), em 10 de dezembro de 1944.
    Como radialista, iniciou a carreira em 1960, em uma rápida passagem pela rádio Castro, de Castro (PR), onde atuou como repórter. Após passar pela reportagem esportiva das rádios Cultura e Atalaia, ambas de Maringá (PR), tornou-se narrador esportivo na Alvorada AM, de Londrina (PR), em 1969.
    Transferiu-se posteriormente para a rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG), onde narrou jogos das Copas do Mundo de Futebol do México 1970 e Alemanha 1974, quando recebeu proposta para trabalhar na rádio Gaúcha, por intermédio de Paulo Sant’Ana, numa espécie de “troca-troca involuntário” com Willy Gonser, que foi para Minas Gerais. Na Gaúcha, foi o titular até a chegada de Armindo Antônio Ranzolin, em 1984, quando passou a segundo narrador. Deixou a emissora em 1991. Foi, depois, ser o narrador titular de esportes na rádio Guaíba, também em Porto Alegre, onde ficou até 2010.
    Ingressou na carreira política em 1998, concorrendo para deputado estadual e alcançando o posto de primeiro suplente. Nos anos 2000 e 2004, elegeu-se vereador. Em 2010, transferiu-se para a rádio Bandeirantes, da capital gaúcha, onde ficou até outubro de 2012, logo após ver confirmado nas urnas a não eleição para novo mandato de vereador.
    Desde então atua na rádio Grenal AM, da Rede Pampa de Comunicação. Também é colunista do Jornal da Cidade e do Expresso Niterói, ambos de Canoas (RS).
    Atualizado em dezembro de 2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: