Guilherme Lobão

    Nascido em 15 de junho de 1980, em Brasília (DF), Guilherme Lobão de Queiroz é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB/DF) desde 2002. Com mais de dez anos de experiência, é especialista em Cultura e Gastronomia e crítico de cinema.
     
    Iniciou a carreira em 1999, como repórter da Agência Brasília de Notícias do Governo do Distrito Federal (GDF). Lá, foi responsável pela implementação do serviço noticioso online da empresa e respectivas atualizações de notícias.
     
    Porém, foi no Jornal de Brasília, onde começou a trabalhar em 2001, que construiu uma sólida carreira, passando de produtor de roteiro cultural a repórter de Cidades. Mais tarde, especializou-se em cobertura de Música, Gastronomia e, principalmente, Cinema.
     
    Em junho de 2007, passou a assinar a coluna Cinema & DVD da Band News FM de Brasília (90,5 FM), apresentada às segundas e sextas-feiras, às 12h54, onde comentava sobre filmes lançados em DVD, no cinema e em festivais. Ainda exercendo esse papel, integrou júris da Crítica tanto em festivais como o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Cine Ceará, o Festival Paulínia de Cinema e o Festival de Curtas do Iesb, quanto em premiações como o Prêmio Aquisição, do Canal Brasil, e o Troféu Câmara Legislativa. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
     
    Neste mesmo período, Lobão desenvolveu um trabalho de treinamento de estagiários e logo foi promovido a subeditor, depois a editor de Cultura, nas plataformas impressa e online do JBr. Em seguida, coordenou e foi editor do site ClicaBrasilia, onde foi também responsável pela convergência de mídias da seção de Cultura do impresso com o on-lin e criou, produziu, roteirizou e apresentou o programa de Gastronomia ClicaGourmet.
     
    No final de 2011, cofundou a Revista Chef, especializada em gastronomia, onde atuou como publisher e diretor editorial até outubro de 2012, quando deixou o projeto. Em seguida colaborou para o jornal Correio Braziliense, para onde coordenou e editou dois suplementos especiais.
     
    É também editor e cofundador do blog Clica em Cinema (em fase de reformulação), de crítica e cobertura cinematográfica, consultor de roteiro de cinema e palestrante universitário (com passagens pela UnB, UniCeub e Universidade Católica de Brasília).
     
    Em maio de 2013 passou a integrar a equipe da revista Veja Brasília, no Distrito Federal. Desde abril de 2015 deixou a Veja Brasília devido ao encerramento da publicação lançada em junho de 2013. Lá Lobão foi repórter e crítico de Gastronomia e de Teatro da edição impressa atuando em 100 edições, em quase dois anos. A edição conhecida como ‘vejinha Brasília’ destacava as mais diferentes possibilidades de entretenimento, gastronomia, cultura, esportes, lazer, negócios que a cidade oferecia semanalmente.
     
    Desde então dedica-se exclusivamente ao mestrado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, UnB/DF, na linha de pesquisa em imagem e som, no qual investiga o cinema de Terrence Malick.
     
     
     
     
    Atualizado em abril/2015 – Portal dos Jornalistas
     
    Fonte:
    Informações fornecidas pelo jornalista.