Guilherme Araújo

    Guilherme Araújo nasceu em Brasília, DF, em 29 de março de 1988. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, concluído em 2009 no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB/DF). Fez um ano sabático em Dublin, Irlanda, para aperfeiçoar a língua inglesa, entre outubro de 2012 e outubro de 2013.

    Fez estágio em 2009 na assessoria de imprensa da Advocacia Geral da União (AGU). Depois de formado, iniciou a carreira como assessor de imprensa no Ministério das Cidades e, paralelamente, no mesmo cargo atuou no Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conepe), que reúne as principais empresas do setor da pesca (setor privado).

    No dia a dia do jornalismo começou como repórter de economia do Correio Braziliense. Inicialmente em 2011 fez um freela no jornal, período em que cobria assuntos relacionados com serviço público, INSS, consumidor, aviação, concurso, além de pautas de macroeconomia. Mantinha também uma coluna diária e o caderno especial sobre Imposto de Renda. Após retornar da Irlanda, voltou para o jornal em novembro de 2013.

    Foi repórter da revista da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), repórter de política agrícola no Ministério da Agricultura, contribui para a criação do site do PAC2 para o Ministério do Planejamento. Quando o site entrou em rede seguiu como repórter da Home.

    Na volta da Irlanda (2013) atuou como produtor de conteúdo para as redes sociais durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH). Com o fórum em andamento, lembra-se, “eu, Adriano Diangeles, coordenador e Carolina Monteiro alimentávamos a fanpage criada especificadamente para o FMDH no Facebook, além do Instagran do fórum. A intenção era promover o FMDH, produzindo conteúdos atrativos, com comunicação colaborativa, para atrair a sociedade a participar do evento, além de divulgar os palestrantes, posts sobre personalidades importantes na luta pelos direitos do cidadão (como Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Chico Mendes)”.

    Em dezembro de 2014 ganhou com Simone Kafruni o Grande Prêmio do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo, com a série especial sobre fraudes trabalhistas – Terceirizadas: um golpe por dia na Esplanada publicada pelo Correio Braziliense. A dupla conquistou a honraria máxima do Prêmio MPT de Jornalismo.

    A série demandou quatro meses de apuração das informações que ao final denunciou a falta de pagamento a funcionários de empresas terceirizadas e as falhas na Lei de Licitação – que escolhe a empresa com base no menor preço e não pela capacidade técnica necessária para honrar com o contrato. Abordou as irregularidades de empresas terceirizadas que mantém contrato com o Governo e que muitas vezes “fogem com os recursos que deveriam ser transferidos para os funcionários contratados”, explica Guilherme. A matéria completa está na 'Galeria' deste perfil em PDF. Como consequência das denúncias a Advocacia Geral da União (AGU) criou oito novas normativas para evitar fraudes nos processos licitatórios governamentais.

    Guilherme Araújo segue em dezembro de 2014 atuando também no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), onde é repórter do site desde junho de 2014. Entre outras tarefas do dia a dia, atende a imprensa quando necessário, e produz os vídeos institucionais dos balanços do PAC, além de contribuir para os preparativos da solenidade (release, cobertura no dia do evento, busca de fontes para a TV PAC, etc). O site do PAC é coordenador por Jorge Cordeiro.

    Mantém o blog guilhermearaujop: uma página, um hobby para “escrever sobre minhas viagens”.

     

     

    Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    www.pac.gov.br

    https://twitter.com/brasilpac

    Celular: (61) 9105-2971

    Blog: www.guilhermearaujop.blogspot.com