Giane Guerra

    Giane Heidrich Guerra nasceu em Porto Alegre (RS) no dia 8 de dezembro de 1980. É formada em Comunicação Social/Jornalismo e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PucRG), de Porto Alegre (RS), em 2002 e 2010, respectivamente. Fez mestrado em Administração de Negócios em Economia e Finanças pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em 2012, e pós-MBA em Advanced Topics in Business Strategy da University of La Verne, da Califórnia (EUA), em 2014. Cursa Economia, sem obrigação de se graduar. Fez, ainda, diversos cursos livres: o Writing Business News na Reuters Foundation, em Londres (Inglaterra), com bolsa da Reuters; o de Jornalismo Multimídia, na RBS; o de Biocombustível e de Pré-Sal na Petrobras; o Aprenda a Investir, na Bolsa de Valores de São Paulo; o Rural Poverty at Rio+20, com bolsa da Thomson Reuters; o de Locução em Rádio e TV, na Feplam, e o Desvendando Finanças, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (Espm-Sul).
     
    Fez estágio em assessorias de empresas, estabelecendo contatos com o mundo corporativo, e na editoria de Geral da rádio CBN (RS). Trabalha no Grupo RBS desde julho de 2001, começando como redatora e produtora do radiojornal Gaúcha Repórter da rádio Gaúcha (RS). Em fevereiro de 2006, passou a produzir e apresentar o quadro Chamada Geral na Primeira Fila dentro do programa Chamada Geral Segunda Edição, com dicas culturais sobre Cinema, Teatro e Shows.
     
    Venceu o Prêmio Embrapa de Reportagem 2007, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na categoria Rádio, com a reportagem O álcool gaúcho, o Setcerges de Jornalismo 2007, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul, com Jocimar Farina, pela matéria Apagão Rodoviário: Realidade ou ainda uma ameaça, e Menção Honrosa no Agergs/Brarisul de Jornalismo 2007, proposta pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul, pela matéria Por que as PPPS ainda engatinham?. Foi desafiada na época pelo gerente-executivo de Jornalismo da emissora Cyro Martins, que percebeu o seu interesse por Economia, a tratar do tema na Gaúcha
     
    É editora de Economia, apresentadora do programa dominical Destaque Econômico e comentarista na rádio Gaúcha, e colunista desde outubro de 2013 no jornal Diário Gaúcho, fazendo coberturas nacionais e internacionais sobre Economia e Direitos e Comportamento do Consumidor. É, também, responsável pelo blog news econômico Acerto de Contas, alocado no portal clicRBS desde 1ª de dezembro de 2009, e pelo blog Lado Natureba, junto com Natália Pithan, criado com o objetivo de tirar dúvidas básicas de Saúde com informações aprofundadas, no ar desde maio de 2016.
     
    Lançou, com Fernanda Hecktheuer, o site Mundo Cult, em setembro de 2009, com notícias e dicas de Cultura, Entretenimento, Gastronomia e Esportes. Recebeu o Prêmio Abecip de Jornalismo, da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupançana categoria Educação Financeira e Responsabilidade Social na Construção Civil, pela matéria Devedores Anônimos: A doença do endividamento compulsivo.
     
    Em uma mesma edição, ganhou dois Prêmios de Jornalismo MP-RS 2013, criado pelo ministério Público do Rio Grande do Sul: na categoria Rádio, com Cid Martins e Eduardo Matos, pela reportagem Operação leite compensado, e na categoria Mídia Web, com os mesmos colegas, por MP descobre no leite substância que causa câncer. Conquistou dois Prêmios Corecon/RS de Reportagem de Economia, na categoria Rádio, atribuído pelo Conselho de Economia do Rio Grande do Sul: em 2013, com a reportagem Roubo de Cargas: Mais um Custo Brasil, e em 2014, pela matéria Finanças é coisa de criança: As primeiras lições para a vida financeira. Foi reconhecida, em 2014, como Comunicadora da Qualidade pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (Pgpq).
     
    Foi homenageada durante o Prêmio Mérito Logista 2010, na categoria Comunicação Empresarial, pela contribuição ao bom funcionamento do comércio gaúcho. Venceu o Prêmio Setcergs de Jornalismo 2015, na categoria Rádio, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado, junto com Eduardo Matos e Jocimar Farina, pela reportagem Logística no Brasil: Uma operação de guerra. Figura no Top 50 do ranking Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, segundo apuração do J&Cia em parceria com a MaxPress.
     
    É casada com o jornalista Jocimar Farina. Dedicou-se 15 anos à Dança, uma de suas paixões.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes: