Genilson Araújo

    Genilson Araújo ficou conhecido por muitos pela sua voz marcante que informava a rotina do trânsito na cidade carioca.

    Durante 20 anos foi o repórter aéreo do Sistema Globo de Rádio. Sobre o início de sua vida no jornalismo, Genilson Araújo, falou ao site do jornalista Sidney Rezende, o SRZD, em 2010.

    Ele começou na carreira pensando em ser repórter fotográfico. Boa parte da trajetória dele se desenvolveu na Rádio Globo. Após a primeira experiência como repórter na emissora, Genilson foi convidado a fazer um teste de voo e locução para trabalhar como repórter aéreo. Foi aprovado. Ainda na dúvida se este era o caminho que queria seguir, uma semana depois começou a voar. De lá para cá são milhares de horas de voo, ao longo de 20 anos.

    A paixão por fotografia resolveu voando. Passou a levar a máquina para nos voos. Resultado, milhares de registros que apresentam o Rio em momentos de tensão, alegria, registro do pôr-do-sol, a praia, a iluminação da noite carioca refletindo seu brilho nas ondas e os principais cartões da cidade que com sua beleza natural já é um postal.

    Nas horas que passa por dia no helicóptero sobrevoando a cidade e levantou um material significativo dos fatos e cenas que ao longo do tempo contam a história da cidade.

    O material acabou virando exposição na Casa do Saber, em Ipanema, Zona Sul do Rio, em 2010. Dois curadores fizeram a seleção das fotos, Ricardo Melo e Paulo Moreira e não tiveram uma missão fácil pois havia um portfólio de 11 mil fotografias e apenas 20 tinham de ser escolhidas e para montar a exposição na casa de cultura.

    Na página de Genilson no facebook algumas imagens podem ser conferidas. Lá estão os muitos cliques resultantes de várias horas diárias a bordo de um helicóptero. As imagens que vão muito além do movimento do trânsito tornaram o sonho de ser fotógrafo, realidade. Os registros tiveram início em 1961.

    Genilson seguiu com o seu trabalho de repórter aéreo na Rádio Globo/CBN. No entanto, em fevereiro de 2015, a emissora descontinuou o quadro com helicóptero, substituindo as informações por aquelas obtidas no Centro de Operações da Prefeitura, com câmeras espalhadas pelos pontos mais importantes da cidade. Genilson permaneceu na CBN, com dois voos por dia, no início da manhã e no final da tarde.

    Em fevereiro de 2016 Genilson deixou a CBN-RJ e, convidado, fechou a sua ida para a TV Globo. Na rádio, ele teve festa de despedida organizada pelos colegas. Ali, disse: “Estou mudando de endereço, mas continuo jornalista e amigo de todos vocês”.

    Na emissora estreia dele ficou programada para a participação no telejornal Hora um da notícia, que dedica bastante espaço ao trânsito nas cidades. A data ainda não foi divulgada pela TV Globo.

    Após mais de 20 anos no rádio, a bordo de helicópteros, segue em fevereiro de 2016 agora com imagem.

    Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://pt-br.facebook.com/Rep%C3%B3rter-A%C3%A9reo-Genilson-Ara%C3%BAjo-146237628812200/timeline/

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/genilson-gonzaga-vai-da-cbn-tv-globo

    http://www.sidneyrezende.com/noticia/101263+reporter+aereo+genilson+araujo+ganha+exposicao+com+suas+fotografias