Sidney Rezende

    Sidney Nolasco de Rezende nasceu em Campo Grande (MS), no dia 31 de outubro de 1958. Mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ) ainda criança. Formou-se em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), em 1983. Começou a trabalhar como repórter em 1985, no programa Gente da Terra, Terra da Gente da rádio Roquette Pinto. Simultaneamente,  foi pauteiro da rádio MEC e repórter do jornal Tribuna da Imprensa.

    Participou também como repórter do programa Encontro com a Imprensa, na rádio Jornal do Brasil, em 1986. No ano seguinte assumiu a apresentação do programa. Por esse trabalho, ganhou o Troféu Golfinho de Ouro como Melhor Jornalista de Rádio, em 1988.

    Já em 1990, implantou e apresentou o programa Panorama Brasil, na rádio Panorama. Era o primeiro programa jornalístico veiculado em rádio FM. Em 1991, foi contratado pelo Sistema Globo de Rádio. Ajudou a formatar a programação da CBN. Foi âncora e editor-chefe do jornal durante um ano. Em 1993, tornou-se professor da PUC-Rio. No ano seguinte, coordenou o Seminário de Jornalismo Eletrônico ao vivo, que se transformou em livro, publicado pela Editora Vozes.

    Em 1995, mudou-se para Brasília, onde apresentou o Show de Notícias da CBN durante dois anos. Entre o final de 1996 e outubro 2008, de volta ao Rio de Janeiro, apresentou o jornal local da mesma Rádio CBN.

    O seu primeiro contato com o jornalismo televisivo aconteceu em 1986, quando trabalhou como apurador na TV Manchete. No ano seguinte, foi um dos entrevistadores do programa Sem Censura e repórter do ecológico Baleia Verde, ambos na TV Educativa. Tem passagem também como apresentador do Jornal do Rio, na TV Bandeirantes.

    Em 1997, integrou a primeira equipe da Globo News, como apresentador do noticiário Em Cima da Hora, atual Globo News em Pauta. Em 2001 começou a apresentar também o programa de economia Conta Corrente. No mesmo ano, foi apresentador do Bom Dia Rio. Em 2003, ganhou o Prêmio Lions de Comunicação. A partir de 2005, passou a apresentar o RJTV –  2ª edição. Na GloboNews atuou a partir de 2015 como apresentador de vários programa da emissora, sempre em destaque especial.

    É organizador dos livros Ideário de Glauber Rocha (Vila Rica, 1986) e Deve ser bom ser você (Futura, 2002). Comanda a empresa SR Ideias, Imprensa e Comunicação.

     
    Sidney Rezende, lançou em março de 2015 o livro Ah, se eu fosse presidente…, pela editora Alta Books. O livro, o terceiro da carreira do jornalista, reúne depoimentos de brasileiros, conhecidos e anônimos, de diferentes áreas, que se colocaram no lugar do presidente e relataram o que fariam e como pensariam nos seus primeiros dias no Palácio do Planalto. Personalidades como Fagner, Arlete Salles, Tarcísio Meira, Caio Blat, Rosa Magalhães, Heródoto Barbeiro, Jerry Adriani, Daiane dos Santos, Lars Grael e Ivans Lins, se sucedem nos depoimentos respondendo ao questionamento e compartilhando seus pensamentos sobre o governo ideal.

    Após 18 anos na Rede Globo, em novembro de 2015 deixou a Globo News depois de passar pelo  jornal Em cima da hora, os programas Conta corrente e Brasil TV, e diversas edições do Jornal Globo News.

    Em maio de 2016 Sidney Rezende estreou na Rádio Nacional. Depois de oito anos longe do rádio, como âncora do Nacional Brasil. Em abril de 2016 ele havia feito uma apresentação do novo programa na sede da EBC em São Paulo para convidados. Além do nome do programa, o slogan também foi escolhido pelo apresentador: Respeito à sua forma de pensar, o que considera democrático em tempos de acirramento ideológico: “O desafio de sempre é unir os ouvintes em torno de um cardápio de informação isenta, plural, bem apurada e construtiva, adequada ao momento que vive a jovem democracia brasileira”, disse ele ao Jornalistas&Cia.

    O convite foi feito pelo ex-presidente da EBC Américo Martins e pela gerente Eliane Fernandes, acabou por não se confirmar como a expectativa inicial se apresentava. Em 20 de maio de 2016, um mês depois, Sidney deixou a Rádio Nacional quando por cortes de verbas o contrato dele entrou na contenção de gastos.

    Entre outras atividades dirige seu portal de notícias SRZD.

     

    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas 

    Fonte:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/sidney-rezende-deixa-ebc

    Jornalistas&Cia – Edição 1.048

    http://www.sidneyrezende.com/noticia/246718+sidney+rezende+lanca+ah+se+eu+fosse+presidente+em+livraria+na+zona+sul+do+rio

    http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYP0-5271-262376,00.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sidney_Rezende
    http://www.sidneyrezende.com
    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/sidney-rezende-deixa-globo-news-br